Direção da ARQS promove espaço de diálogo com membros do Conselho Consultivo em série de encontros

25 de abril de 2022 - 15:12 # # # # #

Fotos: Divulgação/ARQS

O conselheiro e deputado estadual Guilherme Landim recebeu as representantes da ARQS na Assembleia Legislativa

A Autoridade Reguladora da Qualidade dos Serviços de Saúde (ARQS) iniciou uma série de encontros com membros de seu Conselho Consultivo, empossado no dia 25 de fevereiro. O objetivo é abrir um espaço de diálogo e alinhamento para esclarecer dúvidas sobre a lei que fundamenta o órgão e as finalidades de sua atuação.

A reunião mais recente ocorreu no dia 20 de abril, na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (AL-CE). O órgão foi representado pelo conselheiro e deputado estadual Guilherme Landim e sua suplente, a deputada Augusta Brito. Ambos receberam a diretora-presidente da ARQS, Diana Oliveira, a diretora Naara Pinheiro e a assessora técnica, Ludimila Frota Rocha, para uma conversa sobre os rumos e as atividades da Autoridade Reguladora.

Para Landim, a ARQS vai ser mais um instrumento de avaliação e de controle da qualidade dos serviços de saúde. “A equipe está muito engajada em, neste primeiro momento, fazer uma avaliação menos punitiva e mais educativa para orientar e fazer com que as instituições sanitárias do Estado possam identificar possíveis erros e corrigi-los. Então, para nós deputados estaduais, fazer parte do Conselho Consultivo é importante para vermos de perto como estão funcionando, de fato, esses serviços, tanto nos equipamentos públicos quanto nos privados”, comentou Landim.

Participaram do encontro a assessora técnica, Ludimila Frota Rocha, a diretora-presidente, Diana Oliveira, e a diretora Naara Pinheiro

Até o momento, 16 conselheiros já recepcionaram a direção da ARQS, representando seis das nove organizações que integram o colegiado. Foram elas: Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems); Hospital Prontocárdio; Federação das Misericórdias e Entidades Filantrópicas do Ceará (Femice); Conselho Regional de Farmácia (CRF); Conselho Regional de Enfermagem (Coren) e Assembleia Legislativa do Estado Ceará (AL-CE).

Diferentes pontos de vista

De acordo com Diana Oliveira, apesar de a qualidade dos serviços de saúde ser um intuito comum a todos os conselheiros, cada um possui um ponto de vista que pode aprimorar a atuação da Autoridade Reguladora.

“A melhor forma de obter os consensos, de alcançar os propósitos que foram colocados como responsabilidade do Conselho, é garantindo que todos os membros entendam a missão da ARQS, as vantagens e oportunidades que uma política de regulação da qualidade traz para a melhoria dos serviços. É poder alinhar sobre o que está proposto na lei e qual parte cabe a eles representando seu órgão, tudo para o objetivo comum de aperfeiçoar a assistência à saúde em nosso Estado”, destaca.

O Conselho Consultivo da ARQS é formado por diferentes atores do campo da saúde, seja pública ou privada, e outros que representam a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) no Ceará. A próxima reunião está marcada para o dia 29 de abril, na Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS).