Com aquisição de novo equipamento, Hospital São José otimiza análise de exames e liberação de resultados

19 de abril de 2022 - 16:37 # # # # #

Assessoria de Comunicação do HSJ
Texto e fotos: Diego Sombra

 
Máquina realiza até 200 exames imunológicos por hora

O Hospital São José (HSJ), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), adquiriu um equipamento automatizado para a realização de exames imunológicos. Com o aparelho, os testes sorológicos, utilizados na detecção de anticorpos/antígenos para o diagnóstico de doenças, são feitos de forma mais rápida e com maior segurança.

O farmacêutico bioquímico Paulo Germano de Carvalho, responsável pela validação do equipamento na unidade, afirma que a máquina realiza até 200 exames imunológicos por hora. “Essa aquisição aumentou a especificidade e a capacidade de detecção de antígeno e/ou de anticorpos em amostras dos pacientes. Com isso, conseguimos reduzir o tempo de espera pelos resultados, que saem em até duas horas”, detalha.

Por substituir as etapas manuais voltadas à leitura das amostras, o aparelho também diminui possibilidades de erros. “Os testes de HIV, que são nossa maior demanda, agora não precisam ser feitos de forma manual. O equipamento consegue fazer a leitura de todos os parâmetros solicitados, como o quantitativo de anticorpos para o vírus, e fornece os resultados diretamente para o sistema”, detalha Ítalo Cavalcante, farmacêutico bioquímico e coordenador do Laboratório de Análises Clínicas do HSJ.

Ainda de acordo com o gestor, a tecnologia otimizou o processo de análise das amostras coletadas na unidade. “Com o equipamento, nós podemos fazer, no São José, a análise automatizada de exames como testes para sorologia de hepatites, que antes eram encaminhados para o Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen)“, acrescenta.

Funcionamento do laboratório

O Laboratório de Análises Clínicas do Hospital São José atende pacientes provenientes da Emergência, unidades de internação e Ambulatório. Funcionando 24 horas, o serviço auxilia o corpo médico no diagnóstico das mais diversas doenças infectocontagiosas tratadas na instituição, tais como arboviroses, infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), tuberculose, meningites e covid-19.

Contando com um parque tecnológico moderno e diversificado, o Laboratório do HSJ contempla diferentes especialidades clínicas, realizando exames nas áreas de Bioquímica, Imunologia, Microbiologia, Hemogasometria, Uroanálises, Coagulação, dentre outras.

A partir de investimentos realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e pela Sesa, foi possível automatizar processos desenvolvidos no serviço, o que proporcionou à população cearense uma assistência à saúde com maior confiabilidade na execução dos exames e mais agilidade na liberação dos resultados.


Cerca de 60 funcionários de diferentes especialidades trabalham no Laboratório do Hospital São José

O serviço laboratorial realiza, em média, 50 atendimentos previamente agendados e também recebe a demanda espontânea de pacientes em acompanhamento ambulatorial e de pessoas atendidas na Emergência ou internadas na unidade hospitalar.

Cerca de 60 funcionários de diferentes especialidades colaboram para que o atendimento à população seja realizado com eficiência e qualidade. O serviço conta com médico, farmacêuticos, auxiliares e técnicos de laboratório, além de colaboradores que atuam em atividades administrativas e de apoio, como transporte e higienização.

Ao longo do ano passado, o Laboratório realizou cerca de 550 mil exames, uma média de 45,8 mil por mês. O diretor técnico do Hospital São José, Lauro Vieira Perdigão Neto, chama atenção para a importância do serviço na unidade. “O Laboratório possui uma grande relevância não só para a saúde individual dos pacientes, mas também para a saúde coletiva, tendo em vista que o serviço realiza o diagnóstico de doenças infectocontagiosas. A incorporação de novas tecnologias representa, portanto, um avanço para dar segurança e celeridade no diagnóstico de doenças muitas vezes negligenciadas e tratadas com muito cuidado e carinho pelos profissionais da equipe”.