Uso frequente de medicamentos benzodiazepínicos pode trazer riscos à saúde

4 de abril de 2022 - 11:13 # # # #

Assessoria de Comunicação da CCC
Texto: Márcia Catunda
Foto: Pexels/Divulgação


Substâncias podem causar dependência e, por isso, o acompanhamento médico é essencial

Pílulas para acalmar ou dormir, para dores na cabeça ou no estômago. É comum guardar estes medicamentos na bolsa ou sobre a cabeceira ao lado da cama, sendo uma solução rápida e fácil para aliviar desconfortos. No entanto, é preciso ter cuidado para que o hábito não se torne um vício, visto que essas drogas, denominadas benzodiazepínicos (BZDs), podem causar dependência.

O uso de BZDs pode comprometer o bom funcionamento do corpo e a qualidade de vida do paciente. A eficácia parece positiva a curto prazo, mas, ao longo do tempo, pode desencadear consequências. Os benzodiazepínicos são controlados pelo Ministério da Saúde (MS). A venda ocorre mediante receita especial emitida por profissional da Medicina. Os medicamentos desta categoria mais comumente utilizados são Alprazolam, Bromazepam, Clonazepam, Diazepam e Lorazepam. 

As medicações atuam como tranquilizantes e sedativos, fazendo com que o corpo desacelere o ritmo de funcionamento. São usados, ainda, para tratamento de transtorno do pânico, ansiedade, insônia, abstinência de bebidas alcoólicas, epilepsia e alívio de dores. O uso dos benzodiazepínicos já foi avaliado em diferentes países e perfis populacionais. No Brasil, estima-se que quase 2% da população adulta seja usuária crônica de benzodiazepínicos, conforme aponta a Unidade de Pesquisas em Álcool e Drogas.

Consequências de uso irracional

“Esses medicamentos são de uso restrito e que necessitam de prescrição e acompanhamento médico. O uso inadequado pode ocasionar problemas de memória, mudanças de humor e redução de capacidades cognitivas”, explica Consuelo Bernal, farmacêutica da Casa de Cuidados do Ceará (CCC), equipamento vinculado à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) e gerido pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH).

“Até mesmo o momento de deixar de usá-los deve ser orientado por um médico, por isso, uma alternativa é aliar o tratamento com acompanhamento de outros profissionais de saúde, como psicólogos, farmacêuticos e terapeutas ocupacionais”, acrescenta.

A farmacêutica ressalta que o chá é uma alternativa para substituir este tipo de medicamento, em caso de ocasiões esporádicas, como diante de uma gripe, mas sempre com indicação do profissional de saúde. “É importante conversar com um farmacêutico para que ele oriente sobre o chá ideal para o caso. Em relação a indicações, podemos citar o chá de capim santo e de erva cidreira como sedativos leves que podem auxiliar no tratamento de ansiedade ou distúrbio de sono. Lembrando que o uso deve ser, realmente, em situações em que haja necessidade”, pontua.