Adquirido e equipado pelo Estado na pandemia, Helv celebra dois anos com quase dez mil altas

23 de março de 2022 - 11:15 # # # # #

Assessoria de Comunicação do Helv
Texto e fotos: Débora Morais

Após acordo que levou à aquisição do hospital de forma permanente pelo Estado em meio à pandemia, o equipamento passou a integrar a lista de unidades hospitalares da Sesa

Música, dança e muita emoção marcaram o aniversário de dois anos do Hospital Estadual Leonardo Da Vinci (Helv), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) administrado pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), comemorado nesta quarta-feira (23). Pacientes e profissionais de saúde se reuniram na unidade para celebrar o biênio de história do hospital, referência no tratamento de covid-19 em todo o Estado.

O evento teve participação da Big Band da Universidade de Fortaleza (Unifor) e da Banda da Polícia Militar do Ceará, além de músicos do próprio Helv. Canções como Maria, Maria, Cinema Paradiso e É Preciso Saber Viver foram entoadas. Uma peça teatral foi montada para relembrar os períodos que atravessaram a unidade hospitalar.

Para a secretária executiva de Vigilância e Regulação em Saúde, Ricristhi Gonçalves, o Helv marcou a atuação do Estado no enfrentamento à pandemia. “É um orgulho estar aqui com vocês. Toda a equipe do hospital foi evidenciada por resiliência, pois vocês conseguiram, em um curto espaço de tempo, assumir o desafio de ser referência no Ceará para tratar pacientes com covid-19. A gente não sabia ainda da gravidade da doença e vocês deixaram a felicidade e o amor no tratamento, e isso está marcado pelo resto da história”, disse.

Sem esconder a satisfação em comemorar a data, o diretor-geral do Helv, Emídio Teixeira, ressaltou o orgulho de sua equipe em garantir uma assistência dentro dos princípios da ética, da qualidade, da segurança e da humanização. “O hospital é fruto dessa equipe incansável que sempre esteve aqui conosco nessa luta. Gostaria de agradecer a todos os colaboradores que, com qualidade, prestaram um excelente serviço à população”.

Evento teve participação da Big Band da Universidade de Fortaleza (Unifor) e da Banda da Polícia Militar do Ceará, além de músicos do próprio Helv

O farmacêutico Thiago Oliveira, 27, é um deles. “A gente fica muito feliz porque percebe que a instituição não só nos valoriza como profissional, mas também enxerga o nosso lado pessoal. Esse momento, para mim, foi muito especial, pois a música sempre fez parte de mim e poder compartilhar desse talento foi muito bom”, afirmou o jovem, que tocou piano durante a cerimônia.

Conquistas em dois anos

A unidade cumpre o seu papel ao oferecer atendimento seguro e de qualidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A cada necessidade da população cearense, o perfil do Helv foi se adaptando com intuito de dar uma resposta social adequada. Como ocorreu com o início das cirurgias eletivas, em outubro de 2020.

Ricardo Pereira, 46, foi um dos primeiros pacientes cirúrgicos. Ele estava aguardando na fila por um procedimento de hérnia. “Para mim, foi uma alegria muito grande, porque estava precisando da cirurgia e sentia muitas dores. Sou muito grato pelo atendimento e pela atenção que recebi”, avaliou.

O Helv contabilizou, de 23 de março de 2020 a 17 de março deste ano, 9.648 altas. Durante este período, 7.064 procedimentos cirúrgicos foram realizados e foram feitas 14.691 consultas ambulatoriais, dentre outros serviços – como fisioterapia, atendimentos psicológico, nutricional, fonoaudiológico, farmacológico e de assistência social.

Hospital Estadual Leonardo Da Vinci

Quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou oficialmente a pandemia, em março de 2020, o Governo do Ceará buscou alternativas para ajudar a combater e superar o que seria o maior desafio já vivido na história recente: a covid-19. Após acordo que levou à aquisição do hospital de forma permanente pelo Estado, o equipamento passou a integrar a lista de unidades hospitalares da Sesa.

O Helv, até então da rede privada, não estava em operação e foi logo equipado e adaptado para a situação de emergência. Naquele momento, a unidade passou a ser uma das primeiras a contar com um papel estratégico e exclusivo no combate ao período pandêmico no Ceará.