Em cinco anos, Centro Cirúrgico Geral do HMJMA soma quase 20 mil procedimentos

7 de março de 2022 - 10:46 # # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto e fotos: Diana Vasconcelos

 
Dentre as cirurgias de pequeno, médio e grande porte realizadas, estão abaixamento de cólon e remoção de lesões de endometriose

O Centro Cirúrgico Geral (CCG) do Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), mantém-se como destaque no equipamento. Nos últimos cinco anos, o setor tem transformado o perfil da unidade, inclusive, durante o período pandêmico. “Nossos serviços permaneceram funcionando com atendimento de emergência para nossos pacientes, como retaguarda da Rede Sesa”, ressalta a diretora-geral da unidade, Silvana Furtado Sátiro.

Chefiado pelo cirurgião-geral Paulo Marcos Lopes, entre 2015 e 2021, o Centro já realizou quase 20 mil procedimentos de pequeno, médio e grande porte, como abaixamento de cólon e remoção de lesões de endometriose. A estrutura do setor conta com três salas de cirurgia e um espaço de recuperação pós-operatória com três leitos – todos com modernos equipamentos de monitorização cardiorrespiratória, além de respiradores para suporte ventilatório.

LEIA TAMBÉM: HMJMA atende pacientes com endometriose via Central de Regulação; dores intensas e sangramentos podem ser sinais da doença

Outros 48 leitos estão disponíveis para a Clínica Cirúrgica, para internação. Destes, 12 são de Unidade Avançada Pós-Cirúrgica (UAC), que dão suporte a pacientes que passam por procedimentos mais complexos ou que apresentam quadro de maior gravidade.

Emergência

O motorista José Nilce Araripe Pontes, 67, internado no dia 31 de dezembro, em meio à terceira onda da pandemia de covid-19, precisou de assistência devido ao risco de amputar parte da perna esquerda. “O pedal da bicicleta bateu e cortou (a perna), mas não achei que fosse ruim. (Dias depois), de noite, fui tomar minha cervejinha, aí comecei a me tremer, (fiquei) tremendo, tremendo. No outro dia, não conseguia levantar, estava doendo que só”, lembra Pontes, que mora sozinho.

Ele ainda passou mais dois dias em casa antes de procurar ajuda. “Você não queira ver o jeito que cheguei aqui; eu estava ruim. Hoje estou bem, já estou andando, graças a Deus”.


Casos de emergência foram atendidos durante as três ondas da pandemia de covid-19

Em recuperação, o motorista passou por tratamento medicamentoso, limpeza cirúrgica e enxerto. Agora, sua única preocupação é voltar para casa, em Pacajus, na Região Metropolitana de Fortaleza. Casos de emergência como o de Pontes foram atendidos durante as três ondas da pandemia. Para isso, estratégias de segurança foram mantidas, como o isolamento do setor de internação e a realização de testes de covid-19 antes da cirurgia.

Estrutura e acesso

O Centro Cirúrgico do HMJMA realiza procedimentos em dez especialidades: Geral, Oftalmologia, Cabeça e Pescoço, Ginecologia, Proctologia, Plástica, Urologia, Metabólica, Vascular e Odontologia. Além disso, conta com o suporte de outras seis especialidades presentes no ambulatório da unidade hospitalar.

LEIA TAMBÉM: Entenda o papel da Central de Regulação da Saúde do Ceará no acesso à assistência

Os pacientes são provenientes do Sistema de Regulação, ou seja, de postos de saúde e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), além daqueles regulados por outros hospitais da Rede Sesa. Após encaminhamento, os usuários passam por consultas ambulatoriais e exames. “Durante as consultas no ambulatório, eles já têm a data da cirurgia marcada, por isso não temos fila de espera”, explica a enfermeira que atua na coordenação do bloco cirúrgico, Adriana silva de Sousa.