Hospital São José recepciona novos residentes médicos e multiprofissionais

3 de março de 2022 - 13:45 # # # # # #

Assessoria de Comunicação do HSJ
Texto e fotos: Diego Sombra

Residentes multiprofissionais no primeiro dia de atividades no HSJ

O Hospital São José (HSJ), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), recepcionou, nesta semana, os novos residentes médicos e multiprofissionais que atuarão na unidade nos próximos anos. Eles terão a oportunidade de se especializar em Infectologia e de conhecer os diferentes setores da instituição, que é referência em ensino e pesquisa de doenças infectocontagiosas.

Quatro médicos integram a 35ª turma da Residência Médica em Infectologia do HSJ. Os residentes passarão, ao todo, três anos na unidade hospitalar. “A gente fica muito feliz que, neste momento tão difícil de pandemia, em que houve uma sobrecarga muito grande dos infectologistas e dos residentes, tenha novos médicos desejando seguir a especialidade”, destacou a médica Mariana Moura Fé, supervisora do Programa de Residência Médica (PRM) do equipamento. Criado em 1977, o Programa formou, ao longo dos anos, mais de 70 infectologistas e quatro infectologistas pediátricos

Os médicos Lauro Vieira, Edson Buhamra e Christianne Takeda (todos ao centro) se reuniram com os novos residentes nesta terça-feira (1)

Os residentes médicos foram recepcionados por funcionários do HSJ e conversaram com os diretores do hospital. Os gestores deram as boas-vindas aos futuros infectologistas. “Nós sempre ficamos muito felizes com a chegada de residentes, que, sem dúvidas, podem enriquecer ainda mais o trabalho do São José. A residência é uma etapa fundamental para o entendimento de um indivíduo como médico e o qualifica para outros desafios”, afirmou Edson Buhamra, diretor-geral da unidade.

Residência Integrada em Saúde (RIS)

A Residência Integrada em Saúde (RIS) foi implementada no Hospital São José em 2016 e, desde então, contribuiu para a especialização de cerca de 50 profissionais, dentre enfermeiros(as), farmacêuticos(as), psicólogos(as), fisioterapeutas, assistentes sociais e nutricionistas. Composta por 12 residentes, a 9ª turma da residência multiprofissional iniciou as atividades no HSJ nesta quinta-feira (3).

Fátima Cristina Dias está entre os profissionais que desejam se especializar no diagnóstico e no tratamento de doenças infectocontagiosas. A fisioterapeuta decidiu escolher a especialização por curiosidade. “O Hospital São José foi o único hospital do Estado pelo qual eu não passei durante a graduação. Sem falar que, durante a pandemia, a gente ouviu falar muito em Infectologia. Eu conheço algumas pessoas que já passaram pela casa e tive boas referências. As minhas expectativas são as melhores”, conta.

Gardênia Oliveira, enfermeira e coordenadora da RIS, ressalta a importância dos profissionais, que cumprirão dois anos de atividades na instituição. “Durante o período no HSJ, os residentes terão a chance de atuar de forma multiprofissional em diferentes setores do hospital. Há uma troca de experiências muito rica entre os funcionários do São José e os residentes do ponto de vista assistencial e teórico”, pontua.