Novos 17 especialistas concluem Residência Multiprofissional em Cardiopneumologia no HM

21 de fevereiro de 2022 - 17:19 # # # # #

Assessoria de Comunicação do HM
Texto e fotos: Jéssica Fortes


A solenidade ocorreu no auditório principal da unidade e contou com a presença de profissionais e de alguns familiares

A formatura marca o encerramento de um ciclo de dedicação e aprendizagem. É também um momento de celebrar a tão almejada especialização e de agradecer àqueles que, de alguma forma, colaboraram durante a trajetória. Na última sexta-feira (18), respeitando as normas sanitárias, 17 profissionais participaram da cerimônia de encerramento da VII turma do Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Saúde, do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), em parceria com a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE).

Capacitados pelo programa que tem ênfase em Cardiopneumologia, os profissionais concluíram a residência em suas respectivas áreas de atuação: Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia, Fonoaudiologia, Odontologia, Nutrição, Psicologia, Terapia Ocupacional e Serviço Social. A solenidade ocorreu no auditório principal do HM e contou com a presença de profissionais e de alguns familiares.

“Foram dois anos de muita dedicação, em meio a muitos desafios e em um contexto adverso de emoções à flor da pele. Nós tivemos de aprender um novo jeito de formar, mesmo com uma rotina de trabalho intensa, em meio à pandemia de covid-19, que coincidiu com a chegada dos residentes. Vocês são gigantes e nós tivemos a oportunidade de ensinar e de aprender muito com vocês”, agradeceu a coordenadora da Residência Multiprofissional, Renata Lima da Costa, durante pronunciamento.

A diretora técnica do HM, Filadélfia Passos Rodrigues, também parabenizou os formandos e ressaltou a responsabilidade que os profissionais têm em carregar o nome do Hospital de Messejana, unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). “A especialização na área cardiopulmonar dá uma identidade e uma vivência diferenciada a vocês. Cada vez mais o mercado procura profissionais capacitados, e carregar o nome do Hospital de Messejana é uma responsabilidade muito grande. Coloca vocês em evidência. Esta é uma luta antiga e, hoje, vocês colhem os frutos de todas as dificuldades que passaram, principalmente durante a pandemia”, acrescentou.


Concluíram a residência profissionais das áreas de Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia, Fonoaudiologia, Odontologia, Nutrição, Psicologia, Terapia Ocupacional e Serviço Social

A fisioterapeuta Melissa Queiroz foi uma das residentes que concluíram a especialização. Ela lembrou dos dias de dedicação e dos desafios enfrentados pelo grupo durante o período pandêmico. “Nestes dois anos, nós não corremos do vírus nem das nossas responsabilidades. Pelo contrário, corremos atrás de tudo o que estava ao nosso alcance. Fomos felizes, trabalhamos muito, cultivamos amizades e, sobretudo, aprendemos”, disse.

RIS-ESP/CE

A Residência Multiprofissional em Saúde/Residência Integrada em Saúde da ESP/CE já formou mais de 1.100 profissionais. A RIS-ESP/CE abrange ensino de pós-graduação lato sensu (especialização) destinado a trabalhadores da Saúde, graduados em Instituição de Ensino Superior e com situação regular nos conselhos profissionais de categoria.

A RIS caracteriza-se por ensino-aprendizagem em serviço, com carga horária de 60 horas semanais, em regime de dedicação exclusiva ao programa, incluindo plantão. A duração mínima é de dois anos, com acompanhamento de docentes-preceptores.

Desde 2013, ano que marca o início da RIS-ESP/CE, o programa mostra-se como uma importante estratégia de fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e da formação dos trabalhadores da Saúde cearense.