Projeto do HMJMA promove doações de kits para bebês recém-nascidos na unidade

6 de janeiro de 2022 - 15:00 # # # #

Assessoria de Comunicação do HMJMA
Texto e foto: Diana Vasconcelos


Os primeiros conjuntos, contendo fraldas descartáveis, cueiros, roupinhas e itens de higiene infantil, foram entregues nesta quinta-feira (6)

Exercitando o espírito de solidariedade, os funcionários do Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), angariaram fundos e montaram kits com produtos de higiene e roupinhas para os recém-nascidos na unidade. A ação foi realizada por meio do projeto Cuidando de Quem Cuida durante todo o mês de dezembro e as entregas vão ocorrer ao longo do mês de janeiro. A iniciativa deve se repetir periodicamente no HMJMA.

“Ao cuidarmos do próximo, acalentamos também o nosso coração. O objetivo do Cuidando de Quem Cuida é promover o bem-estar físico, mas também o emocional dos nossos colaboradores; fazer o bem sempre nos faz bem”, explicou a diretora técnica da unidade, a pediatra Angela Mapurunga, idealizadora do projeto.

Leia também: “Cuidando de quem cuida”: projeto do HMJMA incentiva colaboradores a melhorar hábitos alimentares

Os primeiros kits, contendo fraldas descartáveis, cueiros, roupinhas e itens de higiene infantil, foram entregues nesta quinta-feira (6). “Eu não esperava, obrigada. É bem-vindo!”, agradeceu a mamãe de primeira viagem Maria Leiliane Rodrigues Ribeiro, 15, acompanhada da avó do bebê, a diarista Francisca Eliane Rodrigues Nascimento.

A jovem, que reside em General Sampaio, município localizado a 124 km de Fortaleza, disse que a família foi surpreendida pela notícia da gravidez. “Foi uma surpresa, mas foi bem-vinda”, contou. O pequeno Enzo Gabriel nasceu no dia 4 de janeiro, de parto normal, e se prepara para voltar para casa com a mãe e a avó. O pai do menino trabalha como pedreiro e, apesar da vida simples, prepara tudo para a chegada do bebê com “muito amor”, diz Leiliane.

Além da formação dos kits, o projeto Cuidando e Quem Cuida também adquiriu fraldas geriátricas para doação em um lar de idosos e está enviando roupas e utensílios domésticos para a população impactada pelas fortes chuvas na Bahia. “São ações simples, mas esperamos poder ajudar e até repetir as doações em breve”, destacou Angela Mapurunga.

“Cuidando de Quem Cuida”

O projeto é uma iniciativa que busca promover atenção e cuidado aos colaboradores da unidade atuando em cinco pilares: atendimento psicológico, preparo físico, avaliação nutricional, educação continuada e saúde mental. É um trabalho de longo prazo, iniciado em agosto de 2021. Os recursos para as doações foram angariados no mês de dezembro por meio de ações internas promovidas pela iniciativa, contemplando todos os funcionários do HMJMA.