Hospital de Messejana é beneficiado com Programa de Eficiência Energética e ganha nova iluminação e equipamentos de ar-condicionado

28 de dezembro de 2021 - 09:39 # # # # # #

Assessoria de Comunicação do HM
Texto e fotos: Jéssica Fortes


Projeto beneficiou setores administrativos e assistenciais, como o Serviço de Controle de Infecção Hospital, o Laboratório de Microbiologia e a Emergência do HM

O Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes foi beneficiado com o Programa de Eficiência Energética (PEE), desenvolvido pela Enel Distribuição Ceará. Foram investidos R$ 325 mil na modernização dos sistemas de iluminação e climatização da unidade. O PEE, que já contemplou diversos prédios públicos, é regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O projeto do HM, da rede da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), incluiu a substituição de 250 lâmpadas e refletores por novos modelos com tecnologia LED, além da troca de 86 aparelhos de ar-condicionado por equipamentos mais eficientes. Com a mudança, haverá, anualmente, uma economia de 322 MWh, equivalente a 15% de redução na conta de energia.

Com a nova estruturação, o HM também passa a conter custos de manutenção. Além dos benefícios econômicos, o novo sistema traz mais conforto aos profissionais e, principalmente, à população que é atendida pelo hospital.

O programa foi finalizado e apresentado na penúltima semana de dezembro, no Auditório do HM, e contou com a participação de vários trabalhadores. Para o diretor administrativo do hospital, coronel Andrade Bomfim, a iniciativa veio em um ótimo momento. “O projeto transcende a economia de energia. Ele possibilitou que nossos profissionais trabalhassem com mais desenvoltura. Uma iluminação boa, uma temperatura adequada, tudo isso é necessário. E teve, ainda, mais importância neste período de pandemia. Nós somos muito gratos por esta parceria”, ressalta.

Programa de Eficiência Energética

A iniciativa faz parte do Programa de Eficiência Energética da Enel Distribuição Ceará, que desde 2015 beneficia instituições por meio do processo de Chamada Pública de Projetos (CPP). Um dos grandes objetivos do programa é reduzir os custos na fatura de energia e evitar a emissão de CO₂ na natureza.


O PEE foi apresentado pelo engenheiro da Enel, Marcony Melo, e contou com a presença de diretores e funcionários do HM no auditório da unidade

O projeto é regido pela legislação federal, em especial a Lei 9.991, de 24 de julho de 2000, e da regulamentação emanada da Aneel, Resolução Normativa 830, de 5 de novembro de 2018. O desenho no HM foi selecionado via Chamada Pública de Eficiência Energética da Enel de 2019, mas só foi concluído em 2021 em decorrência da pandemia de Covid-19, que mudou a dinâmica das unidades de saúde e limitou a circulação de pessoas nos hospitais.

A CPP é o instrumento de seleção de projetos de Eficiência Energética e ocorre de acordo com os requisitos estabelecidos pela Aneel, visando à escolha de unidades consumidoras na área de concessão da Enel que estejam em dia com suas obrigações legais, levando em consideração a qualidade dos projetos propostos.