Humanização: Pediatria do Hospital de Messejana recebe pintura multicolorida

22 de dezembro de 2021 - 13:02 # # # #

Assessoria de Comunicação do HM
Texto e fotos: Jéssica Fortes


O pequeno Edson Lucas, de três meses, deixou sua marca no espaço

Planejada para deixar o ambiente mais alegre e acolhedor para receber os pequenos pacientes, a área externa da unidade pediátrica do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM) ganhou uma pintura multicolorida. A requalificação do local é uma forma de torná-lo mais lúdico e humanizar ainda mais os atendimentos.

Para a cardiologista e coordenadora da Pediatria, Klebia Castelo Branco, a pintura do espaço era um sonho antigo. “As crianças não compreendem a doença, e a necessidade de estar fora de casa é muito dolorosa. Nós sonhamos com um ambiente encantado, onde elas possam ser acolhidas e o sofrimento seja o menor possível. Essa é a nossa missão, diminuir o sofrimento. As crianças veem o mundo de forma diferente e esse colorido é mágico”, comemora.


Profissionais do Hospital de Messejana colaboraram com a pintura da unidade de pediatria

A estrutura foi modificada pela equipe de Manutenção do HM, e contou com o apoio da Direção Administrativa, que incentivou a criatividade dos profissionais. Usando tintas coloridas, eles desenharam um grande mosaico em algumas paredes, listras e bolas em outras e uma pista de carros na rampa. Um dos espaços, o mais disputado, foi decorado de forma colaborativa. “Nós convidamos os profissionais que trabalham na Pediatria, as mães e os pacientes pra ajudar e deixarem sua contribuição para a unidade. Todo mundo quis participar; virou uma festa”, diz o pintor Paulo Henrique dos Santos, referindo-se à parede repleta de mãos coloridas.

Edson Lucas Freitas, de apenas três meses, e sua mãe, Makiely Araújo de Freitas, 30, deixaram sua marca. O pezinho pintado de azul registra o período em que o pequeno esteve na unidade para fazer uma cirurgia de correção no coração. “Nós somos muito bem acompanhados aqui. O Edson fez a cirurgia e agora está aprendendo a pegar a mamadeira. Achei incrível a ideia de deixar o registro das pessoas que passam ou que trabalham aqui. Edson é um guerreiro e logo estaremos em casa, mas deixamos nossa marca do período que passamos aqui. Tá ficando muito lindo com esse colorido”, avalia Makiely.


Requalificação do local proporciona maior bem-estar para pacientes e trabalhadores

Quem também participou da pintura foi a técnica de Enfermagem Fátima Xavier, que atua há oito anos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pós-operatória infantil. “Esse momento das mãos foi muito especial e tem uma importância enorme. É a nossa marca; nós contribuímos para o bem-estar dessas crianças e cuidamos com todo amor e carinho. Isso foi uma forma de nos homenagear. Fomos agraciados com essa revitalização e estamos todos muito felizes”, celebra.

O projeto de requalificação também contemplará as áreas internas da unidade pediátrica, que é referência no tratamento de cardiopatias congênitas e transplantes cardíacos em crianças e adolescentes. O setor possui 37 leitos – incluindo Enfermaria, UTI e UTI pós-operatória.