ESP/CE investe na partilha de conhecimento e realiza I Semana do Livro e da Biblioteca

25 de outubro de 2021 - 09:32 # # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Elon Nepomuceno
Arte gráfica: Júlio Lopes


Agente incentivador da leitura e da partilha de conhecimento, o Centro de Documentação e Biblioteca (Cedob) da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), será protagonista de mais um importante capítulo da história da instituição: a I Semana do Livro e da Biblioteca da ESP/CE.

A iniciativa se une a diferentes projetos Brasil afora em comemoração à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, que é realizada sempre nos últimos dias de outubro. O evento faz parte do calendário cultural brasileiro e foi instituído pelo decreto nº 84.631, de 1980.

Na instituição cearense, o cronograma de ações, idealizado também pelo Centro de Investigação Científica (Cenic), ocorrerá nos próximos dias 26 e 27. “Este é um movimento que faz parte do plano de modernização da Biblioteca da ESP/CE. A ideia é transformá-la em uma unidade mais viva e mais acessível para os colaboradores da instituição e a sociedade — incluindo os profissionais da Saúde. Nós, então, pensamos em destacar duas importantes questões no roteiro de atividades: o incentivo à leitura e a disseminação do conhecimento. Além, claro, de dialogar com o contexto da pandemia de Covid-19”, explica Jadson Franco, supervisor do Cenic.

A I Semana do Livro e da Biblioteca da ESP/CE busca, ainda, fortalecer a implantação de outros Espaços de Educação em Saúde no Ceará. A partir desta terça-feira (26), a ESP/CE passa a doar livros a instituições que tenham interesse em aderir à campanha. Para isso, os respectivos representantes devem preencher um formulário on-line

Um bom lugar para ler, navegar e conviver

Atualmente, a Biblioteca da ESP/CE possui cerca de 20 mil títulos, entre livros, revistas, manuais e projetos acadêmicos. O acervo pode ser acessado tanto pelo público interno, como pela comunidade em geral (estando o aluguel dos exemplares disponível apenas aos colaboradores da instituição). O público externo pode acessar os materiais somente dentro do equipamento.

O local também é um ambiente de aproximações, descobertas, encontros, experiências e trocas de saberes. Além disso, tem como missão disponibilizar recursos bibliográficos atualizados, pertinentes aos conteúdos programáticos dos cursos oferecidos pela ESP/CE, eventos e demais atividades na área da Saúde Pública e Ciências afins. Veja os serviços disponíveis.

Biblioteca do futuro

A modernização do Cedob passa por diversos eixos, entre eles a digitalização de fluxos de trabalho, como o cadastro de usuários, reservas de exemplares e elaboração de relatórios. As mudanças vão ser implantadas a partir do lançamento de uma nova plataforma, que deve ocorrer durante a semana celebrativa.

“Em breve, devemos executar, também, um projeto do Ministério da Saúde para integrar o nosso sistema ao da pasta federal. Com este processo, vamos fortalecer a base de dados da Biblioteca Virtual em Saúde”, adianta a bibliotecária Claudete Barros.

Confira a programação da I Semana do Livro e da Biblioteca da ESP/CE:

Terça-feira (26/10)
9h – Abertura/Bicicleta Literária na Praça da ESP/CE
09h30 – Participação do escritor Leonardo Gurgel na divulgação do seu livro Leito 61 – Um relato dos meus 20 dias de internação
10h – Cinema, Biblioteca e Diálogos, Exibição e Debate do Curta-metragem Dizem que os cães veem coisas (Guto Parente, 2012)
Debatedores: Daniel Araújo e Raiane Ferreira
11h – Café com Burburinhos

Quarta-feira (27/10)
9h – Bicicleta Literária na Praça da ESP/CE
10h – Sarau Literário
Professora Rochelly Alves do Monte
Enfermeira Tamara Braga
11h – Café com Burburinhos

Serviço

Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE)
Endereço: Av. Antônio Justa, 3161 – Meireles, Fortaleza – CE
O evento é aberto ao público e contará com emissão de certificado aos participantes. As inscrições estão abertas.