Hospital de Messejana promove semana de atividades em alusão ao Dia das Crianças

8 de outubro de 2021 - 16:43 # # # #

Assessoria de Comunicação do HM
Texto e foto: Jéssica Fortes


Durante a programação, houve sessão de cinema, pintura em gesso, contação de histórias, palhaços e super-heróis

Uma semana cheia de sorrisos, brincadeiras e presentes. Foi assim a comemoração antecipada do Dia das Crianças na Unidade de Cardiologia Pediátrica do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), da rede pública de saúde do Ceará. Com a ajuda de voluntários, a equipe multiprofissional realizou uma série de ações para os pacientes atendidos no setor.

Nesta sexta-feira (8), mais de 20 crianças que estão internadas na unidade e alguns pacientes que são acompanhados pelo ambulatório participaram do festejo, que foi realizado no jardim da Pediatria. Os pequenos internados da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica também receberam a visita de um palhaço, que percorreu todos os leitos levando presentes e alegria.

A enfermeira educacional da Pediatria, Luciana Bastos, uma das responsáveis pela organização das ações, ressalta que, neste ano, a comemoração tem um significado diferente. “Ano passado não tivemos festa, tudo teve que ser adaptado, apesar de ainda estarmos enfrentando uma pandemia, os casos diminuíram bastante, aos poucos estamos resgatando a normalidade. Respeitando os protocolos e com a ajuda dos voluntários, foi possível desenvolver uma programação comemorar”, comenta.


Mais de 20 crianças participaram das brincadeiras

Durante a semana, houve sessão de cinema, pintura em gesso, contação de histórias, palhaços e super-heróis. A programação mudou a rotina não só dos pequenos, mas também dos acompanhantes, como é o caso de Antônio Filho Sousa, 29, pai do Heitor de Sousa, 2. Ele conta, emocionado, que nunca teve a oportunidade de entrar em uma sala de cinema e adorou a exibição do filme, realizada na última quarta-feira (6), no Auditório do HM. “Acho que aproveitei mais que o Heitor”, lembra o pai, sorrindo.

Para ele, todas as atividades desenvolvidas durante a semana das crianças foram maravilhosas. “Estamos internados há dez dias. O Heitor está fazendo uma série de exames para investigar as causas de uma cardiomegalia (crescimento do coração); estamos longe de casa, da nossa família e essa distração amenizou a saudade. Saímos da rotina e nos divertimos muito. O Heitor adorou o cinema, a pintura no gesso e os presentes”, avalia.


A ação, que proporcionou novas atividades para os pequenos, respeitou todos os protocolos biossanitários

“É muito gratificante ver o sorriso deles. É emocionante ouvir os depoimentos e realmente faz a diferença na rotina. Nós sentimos a necessidade de colorir, de animar e preparamos tudo com muito carinho”, afirma a enfermeira Luciana Bastos.

Referência

O Hospital de Messejana é referência no Norte e Nordeste em Cardiologia Pediátrica, tanto no tratamento de cardiopatias congênitas, quanto em transplante cardíaco infantil. Os pacientes contam com a atenção de uma equipe multiprofissional e têm acesso a um tratamento diferenciado com consultas ambulatoriais, realização de exames hemodinâmicos, laboratoriais e de imagem.