Vigilância em saúde regionalizada: equipamento do Cariri é entregue nesta quinta-feira (30)

30 de setembro de 2021 - 16:05 # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto: Suzana Mont'Alverne

Representantes reunidas na cerimônia de inauguração da nova estrutura na sede do Cievs Estadual

Reforçar a regionalização dos serviços de saúde é uma das iniciativas da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Entre as políticas públicas adotadas para garantir o fortalecimento, está a ampliação do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) para as cinco Regiões de Saúde cearenses. Nesta quinta-feira (30), foi entregue a unidade do Cariri.

A cerimônia de inauguração da estrutura foi realizada na sede do Cievs Estadual, na Rua Oto de Alencar, 193, no Centro de Fortaleza. Já foram entregues as unidades das Superintendências Norte e Litoral Leste. A nova unidade possui equipamentos para auxiliar o trabalho dos técnicos, como computadores, tablets, radiocomunicadores e TVs.

Estratégia

Com a ampliação da Rede de Vigilância para as localidades, será possível dar respostas mais rápidas às demandas de urgência pública. O Cievs monitora as situações sentinelas e apoia o controle efetivo das ações de emergências epidemiológicas, facilitando a formulação de respostas rápidas e integradas nas diferentes esferas de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS).

A identificação de emergências em saúde pública é realizada por meio de análises de dados e mineração de informações nos principais meios de comunicação; do aperfeiçoamento dos mecanismos de triagem; da verificação e análise de riscos, além de notificações para identificar e desencadear resposta a emergências epidemiológicas.

Além da elaboração de informes e alertas para subsidiar a comunicação de riscos e apoio às áreas técnicas da Sesa, Superintendências e Áreas Descentralizadas de Saúde (ADSs) formulam Planos de Respostas a Emergências em saúde pública e atuam no desenvolvimento das capacidades básicas de vigilância e resposta.