Projeto do HMJMA busca identificar colaboradores com necessidades de psicoterapia e promover tratamento

24 de setembro de 2021 - 14:09 # # # #

Assessoria de Comunicação do HMJMA
Texto e foto:
Diana Vasconcelos


Recentemente, a unidade da Rede Sesa lançou o projeto “Cuidando de quem cuida” para proporcionar qualidade de vida e bem-estar para os trabalhadores do hospital

Após o último pico da Covid-19 no Ceará, o Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA), da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), vai aplicar um instrumento de avaliação para identificar possíveis casos da síndrome de burnout nos colaboradores da unidade. “Estamos vivendo um momento de muita pressão profissional e preocupação por aqueles que amamos. Esse estresse acumulado, essa pressão, principalmente nos profissionais de saúde, podem acarretar problemas mais graves”, explica a coordenadora da Psicologia do hospital, Solange Meininger.

Segundo ela, a síndrome de burnout é um distúrbio psíquico causado por exaustão extrema relacionada ao trabalho. Esta condição pode afetar a rotina de uma pessoa, sendo resultado direto do acúmulo excessivo de atividades e tensão emocional. A ansiedade e o nervosismo podem acarretar depressão profunda. Por isso, quem apresenta o diagnóstico – ou sinais de alerta – necessita de acompanhamento médico constante.

Recentemente, o HMJMA lançou o projeto “Cuidando de quem cuida”, que visa proporcionar qualidade de vida e satisfação profissional aos colaboradores do equipamento. A saúde emocional é um dos pilares do projeto e a aplicação de dispositivo para identificar possíveis casos da síndrome de burnout é uma das primeiras ações. “É um instrumento com resposta autoaplicável, que ajuda a estabelecer o diagnóstico, com compromisso ético e sigiloso. Isso vai nos permitir avaliar a saúde emocional do funcionário e iniciar um atendimento psicológico”, detalha Meininger.

>> “Cuidando de quem cuida”: HMJMA lança campanha com foco na saúde e no bem-estar de colaboradores

“Eu não tinha vontade de ir trabalhar. E quando estava lá, me sentia exausta. Em algum momento, comecei a detestar meu local de trabalho; não queria estar ali. Tinha vontade de chorar”, conta uma assessora técnica que não quis se identificar. A profissional foi diagnosticada com a síndrome e crises de ansiedade. Hoje, ela está em tratamento e diz se sentir aliviada sempre que conclui uma sessão de terapia. “Poder falar, saber que posso melhorar, me ajuda muito”.

Segundo Solange Meininger, muitos profissionais que se sentem assim podem estar doentes e não sabem. A ação do HMJMA vai ajudar a identificar esse adoecimento. A participação é voluntária. “Muitas vezes, um colega que trabalha ao nosso lado está sofrendo e a gente não sabe. E o serviço de Psicologia tem como objetivo facilitar o processo de tratamento da saúde mental por meio da escuta qualificada, do acolhimento e de orientação psicoeducativa, reduzindo fatores de ansiedade”, frisa a psicóloga.

O instrumento será disponibilizado pela equipe de Psicologia em cada setor da unidade, a partir do dia 4 de outubro, de segunda a quinta-feira. As informações serão colhidas diariamente, resultando em tratamento na própria unidade para aqueles funcionários que necessitarem.