“Cuidando de quem cuida”: HMJMA lança campanha com foco na saúde e no bem-estar de colaboradores

10 de setembro de 2021 - 09:51 # # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto:
Diana Vasconcelos
Arte gráfica: Iza Machado


O Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), lança a campanha “Cuidando de Quem Cuida” nesta segunda-feira (13). A iniciativa visa a promover atenção e cuidado aos colaboradores da unidade. “Nossa campanha vai atuar em cinco pilares: atendimento psicológico, preparo físico, avaliação nutricional, educação continuada e saúde mental. É um trabalho de longo prazo, mas estamos muito animados em fazer”, explica a médica Angela Mapurunga, diretora técnica do hospital.

O setor de Psicologia, inicialmente, vai aplicar um questionário interno para mapear possíveis transtornos psicológicos entre os funcionários do HMJMA. “Às vezes, o colega que trabalha ao nosso lado está sofrendo em silêncio. Queremos identificar essas pessoas e oferecer um tratamento adequado”, afirma a coordenadora do serviço, Solange Meininger.

Já o setor pessoal e o Centro de Estudos vão atuar juntos para aprofundar o conhecimento sobre cada colaborador, como hobbies, talentos e personalidade. Desta forma, a unidade poderá operacionalizar ações de valorização e cursos que possam aperfeiçoar o conhecimento técnico de cada trabalhador.

O setor de Fisioterapia também vai participar da campanha realizando o acompanhamento dos colaboradores que apresentarem problemas físicos. O HMJMA está firmando parcerias para que os profissionais possam melhorar o condicionamento físico fora do horário de expediente. “Assim, em um futuro próximo, poderemos promover eventos esportivos da própria unidade, tendo nossos funcionários como destaque”, pontua a diretora técnica.

Além de proporcionar alimentação balanceada durante os horários de refeição, o setor de Nutrição fará o acompanhamento nutricional de todos os funcionários que desejarem. A ação será realizada em parceria com universidades e visa à promoção de novos hábitos alimentares por parte dos colaboradores.

“É importante ressaltar que a participação nessas ações é voluntária. Os profissionais devem se sentir à vontade para participar”, diz Angela Mapurunga. “Queremos cuidar também dos nossos colaboradores. Nos certificar de que sua saúde está sendo lembrada e de que eles estejam satisfeitos no seu ambiente de trabalho. Temos certeza de que isso torna o dia a dia muito mais prazeroso”, avalia a diretora-geral do HMJMA, Silvana Furtado Sátiro.