Publicações produzidas pela ARQS dissertam sobre boas práticas na qualidade dos serviços de saúde

15 de setembro de 2021 - 15:02 # # # #

Arte gráfica: Francisco Oliveira

Periodicamente, a Autoridade Reguladora da Qualidade dos Serviços de Saúde (ARQS) elabora uma edição das Informações Objetivas da Qualidade (IOQs). A publicação visa oferecer ao leitor dados de rápida leitura e assimilação sobre a qualidade em serviços de saúde, além de sugestões e orientações quanto à estruturação e adoção de boas práticas na assistência.

>> Acesse as Informações Objetivas da Qualidade (IOQs)

Os conteúdos abordados nas IOQs apoiam o trabalho e a atuação dos profissionais e gestores dos serviços de saúde à medida que tratam dos requisitos e padrões estabelecidos pela ARQS.

Na intranet da Rede Sesa já estão publicadas três edições. A primeira, disponível desde o último mês de julho, apresenta a ARQS, seus objetivos, suas premissas, entre outras informações relevantes sobre o órgão colegiado, como a contextualização do seu papel na busca pela qualidade do atendimento prestado à população.

“O interesse e preocupação pela qualidade é crescente. Observa-se que profissionais de saúde e gestores, cada vez mais, buscam aprimorar, especializar seus conhecimentos e qualificar as suas práticas. Pacientes e a população, por sua vez, desejam saber sobre qual o grau de segurança e qualidade da prestação dos serviços de saúde e, assim, fazer a escolha que melhor atende às suas necessidades”, diz um trecho da introdução do documento.

Na segunda edição, publicada em agosto, as IOQs falam sobre “A Regulação, a Vigilância e a Equidade do Cuidado”, contextualizando a fragmentação das ações e os custos da assistência. O texto define esses componentes como partes da engrenagem e da operação dos sistemas e dos serviços de saúde, e versa acerca da Gestão da Qualidade e as estruturas organizativas das ações de Regulação e Vigilância, além de propor iniciativas para a integração intersetorial.

Neste mês de setembro, a ARQS publicou a terceira edição, que traz o tema “A Cultura da Segurança nos Serviços de Saúde” e explana como esse princípio pode ser o caminho para garantir práticas seguras que protejam todos os profissionais envolvidos no cuidado, além de gestores, pacientes e familiares, e os recursos financeiros e administrativos dos equipamentos de saúde.

“Primar pela qualidade da prestação dos serviços de saúde é um dos objetivos da ARQS. Esse é um desafio diretamente dependente da adoção de práticas seguras, eficientes e cientificamente validadas, e, portanto, dependentes de conhecimento e informação relevante. A ARQS espera que as IOQs se constituam em um instrumento de acesso a informações objetivas que contribuam para o fortalecimento de melhores práticas em serviços de saúde”, comenta a diretora-presidente da ARQS, Diana Oliveira.