HGWA promove semana de conscientização sobre a sepse
15 de setembro de 2021 - 11:07 #Hospital Waldemar Alcântara #infecção #sepse
Assessoria de Comunicação do HGWA
Texto e fotos: Bruno Brandão
Entre as atividades de divulgação promovidas, foram realizadas blitze com a equipe do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar em todas as clínicas assistenciais do hospital
O Dia Mundial da Sepse, lembrado na última segunda-feira (13), é uma data que ganha importante destaque no calendário da Saúde anualmente. No Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) reservou a semana para ações de conscientização nas áreas assistenciais como forma de abordar a importância do tema.
Entre as atividades de divulgação promovidas, foram realizadas blitze com a equipe do SCIH em todas as clínicas assistenciais do HGWA. Na abordagem, materiais produzidos pelo Instituto Latino Americano de Sepse (Ilas) foram entregues aos profissionais de saúde. A sepse é um conjunto de manifestações graves em todo o organismo produzidas por uma infecção, devendo sempre ser notificada.
Seguindo a programação durante a semana, um mural com informações sobre o tema foi instalado em uma área de bastante circulação da unidade para que os colaboradores possam registrar momentos e saber ainda mais sobre a sepse. Além disso, as TVs do refeitório também reproduziram vídeos institucionais sobre o assunto.
HGWA recebe consultoria do Ilas e reforça a importância do protocolo sepse durante todo o ano em diversas ações
Para a médica infectologista do HGWA Luciana Bandeira, é fundamental falar sempre sobre a sepse. Ela foi uma das profissionais que participaram da distribuição de folders nas assistências da Pediatria, nas Unidade de Cuidados Especiais (UCE), de AVC e clínicas médicas.
“Queremos reforçar a importância do diagnóstico precoce e do tratamento rápido. O reforço de toda a equipe médica é de extrema importância. É no cuidado do paciente que um colega vai pensar em sepse e acionar a equipe para que o tratamento seja feito o mais rápido possível. Essa sensibilização de toda a equipe é importante que a avaliação seja feita todos os dias. Esta semana vem com um simbolismo da data para trazer melhorias no atendimento desses pacientes”, afirma a especialista.