Edição especial do Papo SUS celebra os 28 anos da Escola de Saúde Pública do Ceará

21 de julho de 2021 - 09:41 # # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto:
Jackson de Moura
Arte gráfica: Júlio Lopes


Destaque nacional na promoção da educação, do conhecimento e da inovação a partir de projetos e ideias inovadoras centradas no profissional de saúde e na qualidade de vida do cidadão, a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), completa 28 anos nesta quinta-feira (22). Para celebrar a data, será realizada uma edição especial do Papo SUS, a partir das 19h30, no perfil oficial do Instagram @espceara.

O convidado é o superintendente da ESP/CE, Marcelo Alcantara. A live abordará as atividades desenvolvidas pela instituição, como o destaque nacional em inovação em saúde: o capacete Elmo. Também serão sublinhadas as novas atribuições da instituição, após se tornar uma Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT), que vai permitir à Escola uma maior contribuição no desenvolvimento de pesquisas e inovação em prol do sistema público de saúde.

Seja por iniciativa própria ou por meio de parcerias público-privadas, a ESP/CE também tem se destacado por diversos outros projetos, como o Programa Ampliares – Ampliação e Regionalização das Residências em Saúde; o iSUS, o aplicativo dos profissionais de saúde; a Central de Ventiladores Mecânicos e Equipamentos Respiratórios (CVMER); a revista científica Cadernos ESP; além da estruturação do Centro de Inteligência em Saúde do Estado do Ceará (Cisec) e da Rede Estadual de Pesquisa Clínica (Repclin), que vai apoiar os estudos clínicos realizados nas unidades de saúde da Rede Sesa. “Dessa forma, a gente tem uma Escola muito mais capaz de dar resposta num prazo mais curto possível, da maneira mais eficiente possível aos problemas de saúde do nosso Estado”, enfatiza Alcantara.

A ESP/CE

A Escola de Saúde Pública do Ceará foi fundada em 22 de julho de 1993 com objetivo de promover a formação e educação permanente, pesquisa e extensão na área da Saúde, com inovação e produção tecnológica, integrando ensino-serviço-comunidade às suas práticas.

Nestes 28 anos, a atuação da ESP/CE engloba um trabalho pioneiro junto a programas de residências em Saúde, educação profissional em Saúde, cursos e projetos nas áreas da gestão, atenção, vigilância e extensão em Saúde, além do fomento à pesquisa e ao conhecimento científico por meio de iniciativas e programas de estímulo e disseminação da ciência em articulação direta com os campos da Saúde e da Educação.

Papo SUS – Edição especial

28 anos da Escola de Saúde Pública do Ceará
Quando: quinta-feira (22), às 19h30
Convidado: superintendente da ESP/CE, Marcelo Alcantara
Acesse o perfil da ESP/CE no Instagram