Novas atribuições transformam ESP/CE em Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação

30 de abril de 2021 - 14:01 # # # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto:
Jackson de Moura
Foto: Ascom ESP/CE


Além de ampliar o nível de especialização dos profissionais e expandir a sua atuação, a Escola poderá desenvolver pesquisas e inovação em prol do sistema público de saúde

A Assembleia Legislativa aprovou, na manhã de quinta-feira (29), mensagem encaminhada pelo Governo do Ceará que prevê as novas atribuições da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). O texto modificou a Lei Nº 12.140, de 22 de julho de 1993, sobre a criação da ESP/CE, que passa a ser reconhecida como Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT).

A nova legislação torna a ESP/CE um Centro de Inteligência em Saúde Pública. Com isso, além de ampliar o nível de especialização dos profissionais e expandir a sua atuação, a Escola poderá desenvolver pesquisas e inovação em prol do sistema público de saúde. Desse modo, a ESP está autorizada a captar receitas provenientes de suas atividades na qualidade de ICT pública, melhorar a ambiência administrativa e promover startups e outros empreendimentos em áreas de interesse no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Sendo um ICT, além de ser uma escola de saúde, a instituição passa a incorporar uma política de inovação clara, transparente, que vai dar força, incentivar e criar um ambiente favorável à incorporação de projetos inovadores para o setor saúde”, destaca o superintendente da ESP/CE, Marcelo Alcantara, salientado a necessidade de parcerias com outras instituições, sejam de ensino ou fomento à pesquisa, e com a iniciativa privada.

A medida é considerada, inclusive, estratégica para o enfrentamento da pandemia de Covid-19, que já tem como exemplo o desenvolvimento do capacete de respiração assistida Elmo. Desenvolvido pela ESP/CE como uma das instituições integrantes de uma força-tarefa público-privada, o dispositivo é um exemplo nacional de inovação em saúde, criado por pesquisadores cearenses, e já utilizado em diversos estados do Brasil. O Elmo auxilia na recuperação de pacientes acometidos por insuficiência respiratória, evitando a intubação de 60% das pessoas submetidas ao tratamento.

Para a assessora técnica da ESP/CE, Alice Pequeno, a caracterização legal como ICT é um marco para o avanço da saúde pública no Ceará. “Essa transformação está alinhada à Plataforma de Modernização da Saúde da Sesa. É muito importante que no momento que a nossa Escola vai se transformar num instituto de ciência e tecnologia, que sejam potencializadas as ações de ensino, extensão, pesquisa, inovação em ciência e tecnologia para a geração de novos produtos em saúde pública que venham ajudar no enfrentamento dos problemas do nosso estado e do nosso país”, destaca.

A Escola

Autarquia vinculada à Sesa, a Escola de Saúde Pública do Ceará foi fundada em 22 de julho de 1993 com o objetivo de promover a formação e educação permanente, pesquisa e extensão na área da saúde, integrando ensino-serviço-comunidade às suas práticas.

Nesse período, a ESP tem construído sólidas parcerias e redes colaborativas para o atendimento das necessidades sociais do Sistema Único de Saúde. Sua atuação engloba um trabalho pioneiro junto a programas de residências em saúde, educação profissional em saúde, cursos e projetos nas áreas da gestão, atenção, vigilância e extensão em saúde.

Durante a pandemia, a ESP/CE se destacou também por diversas iniciativas, como o desenvolvimento do capacete Elmo e do aplicativo iSUS, voltado para atender os profissionais de saúde.