ARQS estabelecerá critérios de qualidade para classificação e certificação das unidades de saúde em todo o Estado

12 de julho de 2021 - 13:59 # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa


Instituída pela Lei Estadual n.º 17.195, de 27 de março de 2020, como órgão colegiado integrante da estrutura da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), a Autoridade Reguladora da Qualidade dos Serviços de Saúde (ARQS) dá início às suas atividades. Após a publicação do Decreto n.º 34.089, que autoriza seu funcionamento, a ARQS chega para regulamentar, monitorar, avaliar, fiscalizar e controlar a qualidade dos serviços de saúde em todo o território cearense.

A Autoridade constitui uma estratégia inovadora para promover a melhoria contínua da assistência à saúde e tem como premissa a busca pela transparência e comunicação clara com a sociedade, considerando que todos os esforços e atuação devem ser voltados para o usuário do sistema público de saúde.

Parte da Plataforma de Modernização da Saúde no que diz respeito às reformas do setor, o órgão irá fiscalizar e certificar as mais de 12 mil unidades prestadoras de serviço do Ceará, entre públicas e privadas. Dentre os critérios que serão avaliados, destacam-se segurança, efetividade, oportunidade e acesso, atenção centrada no paciente, eficiência e equidade.

A ARQS é legitimada a desempenhar a função de representante do Estado enquanto regulador da qualidade dos serviços de saúde e funcionará por meio das estruturas executiva e de deliberação, compostas por Conselhos Diretivo e Consultivo. Suas operações contarão com o apoio da Secretaria Executiva de Vigilância e Regulação (Sevir), da Sesa, que prestará suporte técnico, administrativo, financeiro e de pessoal.

“A organização e a implantação da estrutura da ARQS acontecerão em etapas. Inicialmente, atuaremos nas unidades que requerem maior atenção. Um cronograma para realização das avaliações será tratado e definido pelo colegiado, devendo ser publicizado para conhecimento e acompanhamento de todos”, explica a diretora-presidente da ARQS, Diana Oliveira.

Entre os próximos passos, está a nomeação do Conselho Consultivo, que será formado por 12 representantes das seguintes entidades: Conselho Estadual da Saúde (Cesau); conselhos de fiscalização; estabelecimentos privados que participam do Sistema Único de Saúde (SUS) de forma complementar, mediante contrato ou em regime de parceria; hospitais públicos estaduais; Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems-CE); universidade pública da área da saúde e Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (AL-CE).