Parar de fumar durante a pandemia: Hospital de Messejana estimula adoção de novos hábitos

28 de maio de 2021 - 12:53 # # # # #

Assessoria de Comunicação do HM
Texto:
Jéssica Fortes
Artes gráficas: Priscila Lima


Para um fumante, o cigarro representa muitas vezes um alívio para um momento de ansiedade ou de estresse. A pandemia da Covid-19 tem potencializado esse hábito, o que preocupa os especialistas. Dados de uma pesquisa recente feita pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) mostraram que o consumo de cigarro aumentou 34% durante o período pandêmico.

As dificuldades econômicas, as duplas jornadas, o medo, as incertezas com relação ao futuro, a insônia, o estresse e todas as outras pressões criadas pelo contexto atual podem até dificultar, mas não devem ser motivo para atrasar o plano de parar de fumar. A pneumologista e coordenadora do Programa de Combate ao Tabagismo do Hospital de Messejana, Penha Uchoa, destaca os riscos do tabagismo para a saúde e estimula a adoção de novos hábitos para aqueles que querem largar o cigarro.

“Considerando a pandemia da Covid-19, o fato de parar de fumar reduz o risco do adoecimento e, principalmente, do indivíduo evoluir para a forma grave da doença. O tabagismo promove diversos malefícios no sistema respiratório, vários processos inflamatórios e também há uma maior vulnerabilidade a infecções por vírus, bactérias e fungos. O contato dos dedos com um cigarro potencialmente contaminado e, depois, com os lábios também pode aumentar os riscos de contaminação”, explica a pneumologista.

O tabagismo é uma doença que contribui para o desenvolvimento de diversos tipos de câncer, como o de pulmão, laringe, estômago, boca, entre outros. Além disso, está associado a doenças respiratórias e cardiovasculares.

Orientações importantes

Abandonar a dependência é um desafio, mas é a melhor medida para evitar problemas de saúde. A pneumologista orienta que, independentemente de estar em uma pandemia, um passo importante é determinar um “Dia D” para parar de fumar e, até lá, passe a identificar os gatilhos que estimulam a ação. “Antes do ‘Dia D’, vá reduzindo o número de cigarros fumados. Vá identificando dentro da rotina, aqueles ‘cigarros de bobeira’, que você poderia deixar de fumar se fizesse alguma outra atividade. Tente quebrar a rotina”, indica Penha Uchoa.


Outra dica para quando a vontade de fumar aparecer é beber água bem gelada ou colocar algum alimento com gosto exótico na boca, como gengibre, canela em pau ou casca de laranja para competir com a sensação que o cigarro provoca. A especialista no combate ao tabagismo esclarece também que, durante o processo, é importante procurar uma alimentação mais saudável, praticar atividades físicas e buscar técnicas de relaxamento e novos hábitos que distraiam da vontade de fumar.

Referência

O Hospital de Messejana é referência no tratamento de fumantes. Por meio do Programa de Controle do Tabagismo, centenas de pessoas são orientadas e acompanhadas na luta contra o vício pelo cigarro. Durante a pandemia, os atendimentos em grupo foram interrompidos. Neste período, os pacientes estão sendo acompanhados de forma remota ou com consultas individuais.