Sesa monitora caso suspeito da variante indiana da Covid-19 em Fortaleza

21 de maio de 2021 - 09:49 # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) informa que recebeu, em 17 de maio de 2021, notificação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre um caso suspeito da variante indiana da Covid-19 (SARS-CoV-2 B.1.617) em Fortaleza. No dia seguinte, realizou visita técnica ao local de isolamento do viajante, com equipes técnicas da Vigilância Sanitária do Estado e do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), além de equipe de Epidemiologia do Município de Fortaleza.

No dia 9 de maio de 2021, um passageiro vindo da Índia desembarcou de avião na Capital cearense e seguiu direto para o isolamento preventivo, permanecendo sem sintomas. O homem, de 35 anos, trabalha no ramo marítimo e segue rígido protocolo da empresa. Ele teve resultado positivo para Covid-19, obtido por meio de dois exames RT-PCR nos dias 10 e 11 subsequentes. No dia 18 de maio, o viajante fez novo teste, que, desta vez, deu negativo para a doença. Ele permanece isolado em hotel que atende aos protocolos de biossegurança.

O passageiro viajou da Índia para Fortaleza acompanhado de um colega de empresa que fez exames nos dias 10 e 12 de maio, mas teve resultado negativo em ambos. O acompanhante também segue sem sintomas.

A Sesa monitora o isolamento do paciente e acompanha as análises dos exames e laudos laboratoriais para rastreio de variante por meio de vigilância genômica, feita pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com previsão de resultado até o fim deste mês. É importante ressaltar que todos os viajantes que chegam ao Ceará oriundos de países com circulação de variantes devem cumprir autoquarentena de 14 dias.