Seguindo recomendação do MP, Sesa vai enviar CoronaVac somente como segunda dose

13 de maio de 2021 - 19:12 # # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) informa que vai seguir a recomendação do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público do Trabalho (MPT) e enviará as vacinas CoronaVac somente como segunda dose. O pedido dos órgãos de controle ocorreu na tarde desta quinta-feira (13/05).

A medida, segundo o MP, visa a garantir que todas as pessoas que tomaram a primeira dose do imunizante possam tomar o reforço no prazo adequado. É importante ressaltar que a Sesa, no dia 20 de março, enviou memorando aos 184 municípios cearenses orientando expressamente que não usassem seus estoques de dose 2 da CoronaVac como dose 1.

Interior afetado

Dessa forma, a vacinação contra Covid-19 em gestantes e puérperas no interior do Estado fica paralisada, pois, além da recomendação do MP quanto à CoronaVac, a aplicação de AstraZeneca segue temporariamente suspensa para este grupo e as doses de Pfizer são direcionadas somente à Fortaleza, conforme preconizou Ministério da Saúde.

Como a vacinação da Fase 3 do Programa Nacional de Imunizações (PNI) no Ceará começou em maio, grávidas e puérperas do Interior ainda não têm intervalo suficiente para tomar segunda dose. Já as que ainda não foram vacinadas terão aplicação da primeira dose suspensa, devido à recomendação.

O Ceará recebe nova remessa da vacina CoronaVac, com 70 mil doses, nesta quinta-feira (13). Seguindo a recomendação, o Estado irá enviar apenas as 26.150 doses notificadas pelos municípios para completarem a segunda dose da Vacinação contra a Covid-19. Esses municípios documentaram a Sesa por meio de ofício sobre a falta do reforço do imunizante.

Vacinação é mantida para pessoas com comorbidades e com deficiência

Nesta mesma remessa, o Ceará recebe 103.750 doses de AstraZeneca, que corresponde a segunda dose do grupo de idosos, que será igualmente armazenada. Serão distribuídas somente 10.375 doses, correspondentes a reserva estratégica do Estado para não interromper a ampliação da vacinação nas cidades do Interior.