Aula on-line para profissionais de saúde aborda o Eletrocardiograma no Infarto Agudo do Miocárdio

20 de abril de 2021 - 13:04 # # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Arte gráfica:
Francisco Oliveira


Como parte da programação do Mês de Atenção ao Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), a Secretaria da Saúde do Ceará, por meio da Célula de Atenção à Rede de Urgência e Emergência (CERUE), promove nesta quinta-feira (22), a aula sobre Eletrocardiograma no IAM para profissionais da Rede de Urgência e Emergência. O evento on-line será comandado pelo cardiologista especialista em arritmia e marcapasso, Marcelo Sobreira, e transmitido pelo canal no Youtube da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), a partir das 20h.

O intuito da aula é situar os profissionais de saúde quanto à importância do eletrocardiograma e sua interpretação para o rápido diagnóstico e tomada de decisão em casos de infarto. “A gente sabe que o infarto é uma corrida contra o tempo. Então, quanto mais tempo a gente perde, maior a chance de o paciente ter alguma complicação e até mesmo ir a óbito. A ideia é tentar facilitar um pouco para os médicos e enfermeiros que vão participar formas mais comuns de diagnosticar e algumas ‘pegadinhas’ que acontecem com certa frequência e podem dificultar um pouco o atendimento”, antecipa o cardiologista.

O mês de abril é destinado à conscientização sobre o infarto agudo do miocárdio, problema ocasionado pela interrupção da passagem de sangue para o coração e que provoca a morte das células cardíacas, causando sintomas como dor no peito e no braço. O eletrocardiograma (ECG) é um exame que avalia o ritmo dos batimentos cardíacos e se existem bloqueios ou partes do músculo que não estão se movendo normalmente.

Serviço

Aula: Eletrocardiograma no Infarto Agudo do Miocárdio
Quando: 22 de abril (quinta-feira), às 20h
Link de acesso