Serviço de Atenção Domiciliar cria campanha beneficente para famílias de pacientes em vulnerabilidade

9 de abril de 2021 - 10:15 # # # #

Assessoria de Comunicação do HGWA
Texto e fotos:
Bruno Brandão


O pequeno Ícaro Costa, de 6 anos, é atendido pelo programa há cerca de 3 anos; os pais Danila Costa Diogo Pessoa são assistidos pela campanha beneficente

Acompanhar pacientes que necessitam de cuidados especiais e diários em casa, com assistência humanizada, garantindo a continuidade dos tratamentos à saúde. Este é o principal objetivo dos profissionais que atuam no Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) do Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), vinculado à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

Em um momento de pandemia, a desospitalização torna-se ainda mais importante. No HGWA, 210 pacientes contam com esse serviço atualmente. E, pensando além dos cuidados com os assistidos, uma campanha de doação de alimentos foi criada para ajudar as famílias, muitas vezes em situação de vulnerabilidade social. O projeto está em sua segunda edição – a ação foi realizada pela primeira vez durante o pico da pandemia de Covid-19 de 2020.

Para a diretora do SAD, Úrsula Wille, o intuito da campanha é ir além da assistência domiciliar, com um olhar voltado para as necessidades básicas de cada indivíduo. Dos 210 pacientes, cerca de 150 passam por alguma dificuldade financeira. “É uma campanha para ajudar as famílias dos pacientes. Boa parte em casa se recuperando, inclusive após passarem por um caso de Covid grave. São pacientes com problemas neurológicos, que necessitam de reabilitação”, diz. “Muitas vezes, a família precisa do suporte financeiro desse paciente, que já perdeu a renda ou vive da economia informal. Neste momento da pandemia, muitos estão parados. Estamos identificando as necessidades dessas famílias para o suporte da equipe multidisciplinar”, explica a médica.


O intuito da campanha, segundo a diretora do SAD, Úrsula Wille, é ir além da assistência domiciliar, com um olhar voltado para as necessidades básicas de cada indivíduo

Úrsula conta que serão aplicados alguns critérios às famílias. Um deles é que estejam no Cadastro Único (para Programas Sociais do Governo Federal). Os alimentos podem ser entregues na recepção do HGWA (informações abaixo). Doações em dinheiro também podem ser feitas por meio de conta corrente criada com apoio do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), que administra o HGWA. “Estamos pedindo doações em dinheiro, pois sabemos que o acesso ao hospital está mais restrito. Esse dinheiro será usado para compra da cesta básica e será feita pelo setor de compras do hospital e entregue a todas essas famílias”, pontua.

A dona de casa Danila Costa reconhece a importância do serviço para a vida de sua família. Ela e o esposo, Diogo Pessoa, são responsáveis pelo pequeno Ícaro Costa, de 6 anos, que é portador de uma síndrome genética. Atendido pelo SAD há cerca de três anos, a criança precisa de cuidados diários, sendo necessária uma atenção maior dos pais. Na última campanha beneficente, eles também foram contemplados com a ajuda. “Meu filho necessita do apoio integral de oxigênio, e ter esse serviço em casa, principalmente em um momento como esse, é de uma grande ajuda. Hoje conseguimos dar uma qualidade de vida melhor para nosso filho. O SAD, além de pensar no paciente, também pensa em nós”, afirma Danila.

Serviço

Quem desejar contribuir, além da entrega do alimento no HGWA, na Rua Dr. Pergentino Maia, 1559 – Messejana, pode doar qualquer quantia em dinheiro por meio da conta corrente do Banco do Brasil:

Agência: 3515-7
Conta: 40.470-5
CNPJ: 05.268.526/001-70
Identificação: Doação Sad/HGWA/ISGH.
Mais informações: (85) 3212-8363