HRN acolhe mulheres vítimas de violência sexual no Norte cearense

15 de março de 2021 - 10:43 # # # # #

Assessoria de Comunicação do HRN
Repórter:
Teresa Fernandes
Arte gráfica: Iza Machado

Mulheres e crianças vítimas de violência sexual na região Norte do Ceará contam com um serviço de referência no Hospital Regional Norte (HRN), unidade da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). O atendimento, que integra a rede de acolhimento estadual Pontos de Luz, funciona 24 horas, todos os dias da semana.

As vítimas podem ter acesso ao serviço de três formas: pelas emergências adulto ou pediátrica, via Central Estadual de Regulação do Sistema Único de Saúde (CRESUS), e diretamente pela porta do Centro de Apoio à Saúde Reprodutiva da Mulher (CASRM) do HRN, com entrada pela avenida John Sanford, 1505 – Junco, Sobral.

As pacientes recebem assistência psicológica e social, correção de possíveis traumatismos genitais, contracepção de emergência e medicamentos para prevenção de contágio por HIV e de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), além de hepatites. Em caso de estupro, a vítima recebe medicações e atendimento médico adequado, realizado no hospital de forma integrada.

O CASRM passou a integrar a Rede de Atenção à Mulher em Situação de Violência por meio do Termo de Compromisso da Rede Estadual de Atenção Integral às mulheres, crianças e adolescentes em situação de violência.

Atendimento

O recomendado é que a vítima de estupro procure o atendimento médico em até 72 horas, pois medicamentos como a “pílula do dia seguinte” e de profilaxia do HIV têm o efeito reduzido após esse período. Ao chegar no serviço de referência, a mulher é consultada se deseja fazer a denúncia ou se pretende continuar com o atendimento médico.

“Já cuidamos desse perfil de paciente e recebemos a incubência de sermos referência no atendimento de mulheres e crianças vítimas de violência sexual na zona Norte. Por isso, já começamos a promover oficinas de sensibilização para aprimorar o cuidado de todos com essa mulher, que chega fragilizada”, ressalta a coordenadora médica da Obstetrícia do HRN Eveline Valeriano Moura Linhares.

Menores de 14 anos

Pacientes do sexo feminino com menos de 14 anos serão acompanhadas na Pediatria e terão interconsulta com um(a) ginecologista. O hospital conta com acolhimento em ambiente harmônico, exames complementares e prescrição, apoio do serviço social e acompanhamento psicológico, além de notificação e preenchimento de formulário para o Conselho Tutelar.

Segundo Eveline Linhares, foi desenhado um protocolo de atendimento e um fluxo de acesso das pacientes para “dar agilidade ao atendimento, preservando a autonomia e privacidade, promovendo segurança e apoio, reduzindo os traumas de intervenção e a vitimização secundária”. Esse protocolo indica os serviços de referência, o fluxo de atendimento, os medicamentos necessários, as orientações e as informações que devem ser fornecidas, dentre outros aspectos. Após a alta, as pacientes são encaminhadas para o Centro de Referência em Infectologia de Sobral (Cris), para seguimento.