‘Live’ discute o papel das Práticas Integrativas e Complementares no SUS durante a pandemia

8 de fevereiro de 2021 - 17:15 # # # # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Repórter:
Jackson de Moura
Arte gráfica: Júlio Lopes

As Práticas Integrativas e Complementares (PICs) são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças, inclusive crônicas. A utilização desse tipo de tratamento no sistema público de saúde no contexto da pandemia de Covid-19 será o tema desta terça-feira (9), do Papo SUS. A live é um projeto da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), e será transmitida a partir das 19h no instagram @espceara.

O convidado é o psiquiatra, antropólogo e criador da Terapia Comunitária Sistêmica Integrativa Adalberto Barreto. Ele ainda é fundador do Projeto 4 Varas. Entidade civil sem fins lucrativos, de caráter filantrópico e base comunitária, o “MISMEC 4 Varas: Comunidade que Cuida” é desenvolvido há 33 anos na área de prevenção da saúde comunitária na comunidade do Pirambu e adjacências, na periferia de Fortaleza, e faz parte do Departamento de Saúde Comunitária da Pró–Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Transmissões

A ideia do Papo SUS é destacar a atuação do sistema público de saúde nas políticas da área, na qualificação de trabalhadores e gestores e na assistência ao cidadão, além de discutir os serviços e desafios do Sistema Único de Saúde. As transmissões acontecem quinzenalmente, às terças-feiras. A supervisora do Centro de Extensão em Saúde da ESP/CE, Luciana Lopes, conduz a transmissão.

Serviço

Papo SUS
Tema: Covid-19 e as Práticas Integrativas e Complementares no SUS
Quando: terça-feira, 9 de fevereiro
Horário: 19h
Convidado: psiquiatra, antropólogo e criador da Terapia Comunitária Sistêmica Integrativa, Adalberto Barreto.
Acesse em instagram.com/espceara