Sesa orienta viajantes de áreas com novas variantes do coronavírus; rede de saúde deve monitorar casos suspeitos

1 de fevereiro de 2021 - 13:02 # # # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Repórter:
Guto Castro Neto
Arte gráfica: Brauliana Barbosa


 
A Secretaria da Saúde o Ceará (Sesa) publica nesta segunda-feira, 1º de fevereiro, duas notas técnicas de alerta relacionadas às novas variantes do coronavírus. Um documento orienta viajantes que chegam ao Estado oriundo de localidades com circulação de novas cepas. A outra publicação detalha procedimentos para as unidades da rede de saúde estadual quanto ao monitoramento de casos suspeitos e eventual detecção da variante identificada no Amazonas. A Sesa afirma que não há casos confirmados no Ceará.
 
De acordo com as notas técnicas, no Brasil, até 31 de janeiro de 2021, foi detectada presença de novas variantes em amostras de pacientes de seis estados brasileiros: Amazonas, Rio de Janeiro, São Paulo, Roraima, Pará e Sergipe. Dessa forma, aos viajantes oriundos dessas localidades, recomenda-se realizar quarentena de 14 dias após o dia da chegada no Ceará com automonitoramento em relação ao surgimento de sintomas. Caso o viajante apresente quadro sintomático que sugira doença respiratória aguda durante ou após a viagem, deve procurar atendimento médico e compartilhar seu histórico de viagens com o profissional de saúde.
 
Também são consideradas como áreas de risco com circulação de novas variantes os países Argentina, Canadá, Chile, Equador, Estados Unidos da América, Jamaica, México, Peru, Japão, Reino Unido, África do Sul e República Dominicana, assim como outros países que subsequentemente confirmarem circulação.
 
Além da notificação de casos suspeitos e imediato tratamento dos pacientes, o monitoramento das novas cepas também visam a compreender as implicações das mutações nas propriedades do vírus e seu potencial impacto no incremento da transmissão de Covid-19, aumento das taxas de reinfecção e impacto na efetividade das intervenções, incluindo vacinas.
 

Veja as notas técnicas na íntegra