HSJ amplia projeto focado na saúde mental dos profissionais da unidade

7 de janeiro de 2021 - 10:52 # # #

Assessoria de Comunicação do HSJ
Texto e fotos: Renato Abê


Funcionários das áreas administrativas realizam atividades de relaxamento e de cuidados com memória e estresse.

Além da excelência no cuidado com os pacientes, o Hospital São José (HSJ), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado, vem aprimorando ferramentas de atenção ao bem-estar dos colaboradores da instituição. Em abril, durante a fase aguda da pandemia de Covid-19, o HSJ iniciou um projeto encabeçado pelo setor de Terapia Ocupacional para acompanhar profissionais da linha de frente do atendimento assistencial.

A ação surtiu efeito positivo na saúde de médicos, enfermeiros e fisioterapeutas atendidos, o que levou o hospital a ampliar o projeto para diferentes setores. Ao todo, a ação já contemplou 100 profissionais da unidade hospitalar. “O projeto começou num momento muito delicado, porque os funcionários estavam num corre-corre e ninguém sabia direito o que fazer. A gente via todos tensos na assistência aos pacientes, tinha gente chorando, com medo”, conta Márcia Andréa, gerente de Terapia Ocupacional do HSJ, destacando que os meses de abril, maio e junho foram marcados por um cotidiano bem difícil e atípico.

Diante dos desafios da pandemia, muitas questões novas vêm surgindo na rotina do hospital e, por meio das terapias, coletivas e individuais, muitos profissionais têm conseguido lidar com as próprias ansiedades e melhorar práticas de interação social. Entre as ações realizadas pela Terapia Ocupacional estão: gerenciamento de rotina ocupacional, relaxamento, meditação, atividades expressivas (momentos lúdicos para liberação de emoções), atividades para controle de estresse, além de cuidados com a memória.

“Desde que a gente começou os atendimentos, já tivemos muitos retornos positivos. Há funcionários que seguem tendo acompanhamento individual e, nesses casos, focamos nosso trabalho no gerenciamento do cotidiano dessa pessoa, porque isso reflete na produtividade dele no ambiente do hospital e diretamente na saúde mental”, detalha Márcia.


Por meio de ferramentas lúdicas, a Terapia Ocupacional estimula a interação entre os funcionários.

Formada por seis terapeutas, a equipe está expandindo o trabalho de cuidado às áreas administrativas do HSJ. “Fomos percebendo que essas atividades também poderiam ser estendidas a outras categorias do hospital. No setor administrativo, pensamos atividades específicas para cada grupo de trabalho e propomos um rodízio para que todos possam ter os diferentes momentos”, completa a gestora de Terapia Ocupacional. Atualmente os profissionais das áreas de Contabilidade, Controladoria, Compras e Setor Pessoal estão passando por um ciclo de encontros.

Funcionário do Setor de Compras do HSJ, Gizeilton Vasconcelos integra as atividades do grupo da T.O. “É importante que a gente avalie a questão do estresse, precisamos ter uma noção de como estamos vivendo, e isso nos leva a entender se estamos precisando ou não de ajudar”, pontua. “A Terapia Ocupacional nos torna mais sensíveis para conseguir interpretar melhor a nossa rotina”, completa, ressaltando que esse cuidado, principalmente em meio à pandemia, ajuda a lidar com medos e ansiedades.