Hias finaliza ciclo de capacitações do projeto Lean nas Emergências com redução no tempo de internação dos pacientes

8 de dezembro de 2020 - 16:37 # # #

Assessoria de Comunicação do Hias
Repórter: Eduarda Talicy

O Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado, finalizou os quatro ciclos de capacitações do projeto Lean nas Emergências. Metodologia responsável por otimizar fluxos e melhorar o atendimento de urgência e emergência à população, o Lean começou a ser implementado na unidade em 2019. Além de redução do tempo do paciente no leito, um dos principais avanços na unidade foi a percepção de que todos os setores podem e devem adotar ações para a melhoria do atendimento na Emergência.

“Houve uma mudança de cultura. Hoje todo o hospital está envolvido neste processo de achar soluções para determinados problemas da unidade”, pontua Liduína Jalles, coordenadora do Centro de Emergência do Hias. Por meio do projeto, o hospital adotou a criação de Planos de Capacidade Plena, em que cada setor tem o roteiro de uma série de ações com foco na otimização do atendimento.

“O que nós fizemos com o nosso setor, por exemplo, foi dar agilidade à limpeza dos leitos a cada vez que um paciente tem alta para que outros possam ocupar o leito o mais rápido possível”, explica Anderson de Oliveira, supervisor de Serviços Gerais do Centro de Emergência.

Redução do tempo de internação

Entre agosto e novembro deste ano, o tempo de permanência dos pacientes nos leitos de internação diminuiu 12,2%, passando de uma média de 10,57 dias para 9,27 dias. Fábia Linhares, diretora clínica do Hias, destaca a importância da redução. “A projeção é que esta redução de um dia na média de tempo de permanência pode acrescentar, ao longo de um ano, 49 dias livres de atendimento para outros pacientes”, ressalta. “Mas todas essas mudanças no modelo de gestão são apenas instrumentos que têm como principal fim um atendimento mais digno e eficiente para as crianças e adolescentes que atendemos”.

Ana Paula Barcelar, 30, mãe do pequeno Weberson Barcelar, 3, internado no Hias após uma crise de asma, elogia o atendimento na unidade. “Ele já faz tratamento no hospital há dois anos com pneumologistas, mas teve essa crise e eu vim rápido para a Emergência. Ele está sendo bem assistido tanto pelos médicos quanto pelas enfermeiras e técnicas também. Isso dá mais tranquilidade porque é muito difícil ver o filho doente”, conta.

Gutemberg Lavoisier, representante do Lean, destaca o envolvimento dos profissionais do hospital na implementação do projeto.  “Este encerramento é motivo de muito orgulho porque a equipe se esforçou muito e superou a expectativa. A gente colocou muitas metas de melhorias de processos e hospital atingiu todas. O envolvimento de todos desde o início foi fundamental para isso. Eu estou muito orgulhoso”, afirma.

Cerimônia de encerramento do Lean reuniu equipe da direção, coordenadores de áreas e representantes do projeto. Foto: Eduarda Talicy

A cerimônia de encerramento dos ciclos de capacitações ocorreu na última segunda-feira (7) e contou com a presença da equipe de direção e dos representantes do Projeto Lean. Para Patrícia Jereissati, diretora-geral do Hias, a finalização do projeto é apenas um pontapé para a continuidade das ações de monitoramento e melhoria dos processos. “A gente está muito feliz com o encerramento do projeto, que no começo era só uma semente, mas realmente conseguimos, com a ajuda dos consultores, alcançar os nossos objetivos. Sabemos que precisamos de um trabalho contínuo com revisita diária destas orientações”, reforça.