HGWA é referência na reabilitação de pacientes acometidos pelo AVC

27 de outubro de 2020 - 16:33 # # #

Assessoria de Comunicação do HGWA
Repórter:
Camila Vasconcelos

É a segunda vez que o aposentado Raimundo Acácio (75) sofre um Acidente Vascular Cerebral, mais conhecido pela sigla AVC. O primeiro foi há 10 anos. Desde então, sua vida mudou. A mobilidade e capacidade motora não foram mais as mesmas. O segundo AVC aconteceu em setembro deste ano.

“Como eu já sabia dos sintomas, percebi rapidamente que ele estava tendo outro AVC. Pedi para ele rir para mim e ele não conseguia. Senti que ele estava tentando falar, mas não estava conseguindo. Imediatamente levamos para o hospital da nossa cidade, Trairi, e de lá fomos para o Hospital Geral de Fortaleza. Lá ele fez exames e depois viemos para o Hospital Waldemar Alcântara (HGWA)”, disse a filha, Livramento Menezes.

Ele segue internado na unidade AVC subagudo do HGWA, da Secretaria da Saúde do Ceará, do Governo do Estado. Livramento e as irmãs acompanham o pai nas atividades de reabilitação que a Unidade oferece. “Depois que chegamos aqui, só tenho a agradecer. Ele foi melhorando a cada dia. Fez vários procedimentos, faz fisioterapia, já está sentando e andando. Estamos contando as horas para voltar para casa”, disse.

Segundo Andréa Gondim, geriatra e coordenadora médica da unidade, as atividades de reabilitação são fundamentais para o sucesso do tratamento após o AVC. “O objetivo é ajudar quem foi afetado a recuperar as capacidades que foram perdidas e proporcionar o máximo de independência possível ao paciente para que ele ganhe em qualidade de vida”, explica.

Em Fortaleza, o HGWA está capacitado para receber pacientes na fase subaguda do AVC para reabilitação. “A nossa unidade é a referência pois temos uma equipe multiprofissional habilitada formada por neurologistas, clínicos, fonoaudiólogos, psicólogos, nutricionistas, equipe de enfermagem, fisioterapeutas, farmacêuticos. Estes profissionais trabalham na reabilitação dos pacientes utilizando protocolos adequados e atuam na investigação da causa para fazer a prevenção secundária”, disse a coordenadora.

Entre 80 a 100 pacientes, por mês, são atendidos no HGWA. “Trabalhamos para que a gente consiga otimizar esse cuidado em um tempo mais curto possível e favorecer os pacientes”.

Prevenção

Para evitar o AVC, a médica alerta para a importância da prevenção. “É importante as pessoas buscarem hábitos de vida saudáveis como, ter uma alimentação balanceada, fazer exercícios físicos regularmente, evitar a ingestão de álcool e não fumar. Essas medidas estão entre as que, comprovadamente, reduzem as chances de alguém ter um acidente vascular cerebral”, orienta.

Ouça

O neurologista Jaelson Alcântara fala sobre a importância de conhecer e se prevenir dos fatores de risco.

Ao sofrer um AVC, a pessoa tem que saber reconhecer alguns sinais. O neurologista fala sobre os sinais de acometimento de AVC e quais procedimentos emergenciais devem ser tomados.