Sesa disponibiliza Código de Conduta Ética para colaboradores

19 de outubro de 2020 - 10:26 # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Repórter:
Martina Dieb
Arte gráfica: Kamile Façanha / Francisco Oliveira

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) disponibiliza o Código de Conduta Ética (CCE) para colaboradores do nível central e das unidades. Desenvolvido para orientar a conduta dos funcionários e fortalecer a cultura organizacional, o documento está disponível no site da Sesa e pode ser acessado aqui.

O Código de Conduta Ética foi idealizado com base na missão, visão e valores da Secretaria. O objetivo do guia é nortear os colaboradores para o cumprimento de leis, padrões éticos e regulamentos internos e externos, por exemplo. O secretário de Planejamento e Gestão Interna da Sesa, João Francisco Freitas Peixoto, afirma que o documento surge em um contexto de modernização do serviço público.

“A conduta ética é resultado de virtudes inerentes a uma pessoa. Porém, só se efetiva quando percebida pelo outro. Assim, as virtudes são públicas, principalmente quando se trata de gestão pública, onde a amplitude das ações envolve um universo maior de pessoas, que estão a observar e exigir atitudes que inspirem honestidade, prudência, responsabilidade e respeito à pessoa e à vida”, ressalta o gestor.

Ao fortalecer valores como ética, moral e integridade, o código promove um alinhamento contínuo entre as ações dos colaboradores e as diretrizes da Sesa. A Secretaria lança, portanto, um novo olhar sobre as pessoas, estabelecendo normas de conduta para funcionários, fornecedores, usuários dos serviços de saúde, imprensa e demais públicos envolvidos.

As nomas estabelecidas pela Sesa são baseadas em 13 premissas: acesso da população aos serviços de saúde; promoção da saúde individual e coletiva; satisfação e bem-estar da população; integridade e transparência da gestão; ética em todas as práticas de trabalho; compromisso com a democracia e o controle social; governança pública; visão sistêmica dos processos e desempenho institucional; incentivo às boas práticas de gestão; capacitação e valorização da força de trabalho; formação de líderes e fortalecimento de times; incentivo à pesquisa e incentivo à cultura da inovação.

A adesão dos colaboradores ao código é fundamental para garantir as boas práticas na Sesa, como explica o secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna. “Por isso, mais importante ainda se torna a conduta ética, por parte dos gestores e servidores públicos, quando as suas ações estão envolvidas com a saúde e a vida dos cidadãos, que é a razão de ser do serviço publico”, pontua João Francisco.