Cirurgia ortognática traz qualidade de vida e autoestima para pacientes

6 de outubro de 2020 - 17:26 # # #

Assessoria de Comunicação do HMJMA
Repórter e fotos: Diana Vasconcelos
Arte gráfica: Fabio dos Santos

“Eu percebi a diferença assim que acordei no pós-operatório”, disse a estudante Gabriela de Oliveira sobre os resultados da cirurgia ortognática realizada no Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA), da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado. O procedimento corrige anomalias ósseas na face e melhora a estética facial.

Por causa da disfunção, Gabriela tinha a mandíbula projetada para frente. A anomalia ocasionava dificuldades para fechar a boca, mastigar, falar, além de problemas respiratórios. “Eu gripava todo mês”, disse. Segundo o cirurgião bucomaxilofacial José Lincoln Carvalho Parente, que integra a equipe do HMJMA, as limitações são comuns em pessoas que têm a deformidade e necessitam da cirurgia ortognática.

“A principal indicação para o procedimento é o paciente ter uma desarmonia entre o maxilar e a mandíbula. Estes pacientes [adultos] não vão resolver seu problema só com ortodontia. Tem que ser tratamento junto com a cirurgia. E o serviço aqui no Martiniano de Alencar é resolutivo e completo”, ressaltou Lincoln. A cirurgia ortognática é um procedimento cujo custo pode chegar a R$ 25 mil. No HMJMA, a operação é totalmente gratuita.

Para que o procedimento seja realizado, o paciente precisa fazer um tratamento ortodôntico, no qual o posicionamento dos dentes é corrigido. Nesta fase, o ortodontista prepara as arcadas dentárias para que o cirurgião corrija a oclusão (contato dos dentes superiores com os inferiores) a partir da movimentação das bases ósseas.
Somente após esta etapa, a cirurgia é realizada no HJMA. Depois, o paciente segue com tratamento ortodôntico até finalizar a harmonização com o devido ajuste de mordida pelo pelo uso do aparelho.A dentista Dayse Hanna Maia Oliveira, de 30 anos, também passou pelo procedimento no HMJMA e está prestes a finalizar todo o tratamento.

Gabriela de Oliveira durante tratamento no Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar

“Estou usando o aparelho há um ano, devo tirar em breve. Estou muito feliz, era um sonho fazer essa cirurgia”, disse Dayse, complementando: “eu tinha dificuldades para mastigar por causa do encaixe. Depois da cirurgia, até falar é melhor, tenho mais conforto muscular. E eu tinha complexo com minha aparência, não gostava, não tirava fotos em determinadas posições. Agora isso acabou”, comemora.

Serviço bucomaxilofacial

Além da cirurgia ortognática, o Serviço bucomaxilofacial do HMJMA também realiza cirurgias de trauma de face, patologias, lesões císticas, neoplasias, fissura lábio palatais, entre outros procedimentos. “Recebemos pacientes de todo o Ceará por meio da Central de Regulação do Estado”, explica o cirurgião bucomaxilofacial Raimundo Thompson Gonçalves Filho, que trabalha há 15 anos no Hospital. Os atendimentos são previamente agendados e acontecem às segundas e terças-feiras.