Assistência especializada ajuda mulheres a superar dificuldades durante amamentação

21 de agosto de 2020 - 16:43 # # #

Repórter: Camila Vasconcelos
Arte: Jeorge Farias

A pequena Sofia Jesus pesava apenas 600g quando deu entrada no Hospital Geral Waldemar Alcântara (HGWA), da Secretaria da Sáude do Ceará, do Governo do Estado. Natural de Lavras da Mangabeira, a criança nasceu em junho deste ano com 28 semanas e foi levada para UTI Neonatal da unidade, onde recebeu todos os cuidados.

A mãe, Claudiana Bispo, passou por momentos de muita angústia por causa do quadro de saúde da filha. “Eu tive pressão alta e a Sofia teve que nascer logo. Ela foi direto para UTI e eu fiquei com o coração apertado. No Waldemar, eu fui muito bem acolhida. Recebi todas as orientações e a notícia de que o meu leite seria essencial para ela conseguir ganhar peso e sobreviver”, relata.

No início da amamentação, Claudiana sentiu muitas dores e desconforto, mas, com ajuda da equipe do HGWA, conseguiu superar as dificuldades dia a dia. “Os profissionais do hospital me ajudaram demais. Além das conversas, me ensinaram a fazer massagem e colocar compressas no seio para o leite não secar. Esse apoio me deu forças para não desistir. Eu sei que vai ser importante para a minha filha dar o meu leite e só assim ela vai conseguir crescer cada vez mais forte”. Depois de 40 dias de internação, Sofia já está com 1,300kg. “Cada avanço que ela apresenta é uma emoção grande”, declara.

Prestar assistência a mulheres durante a amamentação é de fundamental importância para salvar a vida de bebês prematuros. Sabendo disso, o HGWA investe em atenção especializada, dispondo de uma equipe multiprofissional composta por pediatras, fonoaudiólogos, psicólogos,  fisioterapeutas, nutricionistas, enfermeiros e técnicos capacitados para assistir mães e bebês.

Posto de coleta

O HGWA também conta com uma unidade pediátrica, onde existe uma sala de apoio à amamentação, chamada sala de ordenha, que oferece um ambiente acolhedor e adequado para a coleta manual e o armazenamento do leite. A técnica de enfermagem Cricéria Nunes é uma das responsáveis por acolher e acompanhar as mamães. “É uma satisfação recebê-las, ajudar e depois ver os nenéns recebendo alta e indo para suas casas fortes e saudáveis. Quando eles vão, tenho a certeza de que vão continuar sendo amamentados, pois as mães estão conscientes e preparadas para reproduzir tudo o que aprenderam aqui”, conta.

O HGWA disponibiliza, ainda, refeições para as lactantes e o Estar Materno, que é uma sala com camas e poltronas destinadas a mães que moram em Fortaleza ou vindas do interior. “Buscamos promover sempre a presença das mães perto de seus filhos para aumentar o vínculo emocional entre eles. Além desses espaços, proporcionamos a ordenha à beira do leito, onde as mães conseguem desmamar olhando para seu filho e oferecer o leite de imediato, sem precisar passar pela pasteurização. Tudo isso é estímulo para que a mãe produza mais e mais leite. Com toda essa assistência, conseguimos ter as crianças mais tempo em aleitamento e, assim, evitar infecções”, explicou a pediatra neonatologista e coordenadora da unidade de pediatra, Jocélia Bringel.

Ajuda e doação externa

O HGWA está preparado para dar assistência a todas as mães da cidade que, porventura, estejam passando por alguma dificuldade ou tenham alguma dúvida sobre amamentação. “A mulher que estiver precisando de auxílio pode telefonar no 3262.8350 ou 126.8325 ou vir até o Waldemar. Nós vamos oferecer atendimento para ela. É só ela se identificar no Núcleo de Atendimento ao Cliente e liberamos para ela ter acesso a nossa sala de ordenha. O nosso serviço funciona todos os dias, de 7h às 19h”, afirma Yohanna Monteiro, coordenadora do Centro Especializado em Terapia Intensiva Pediátrica (CETIP).

Em Fortaleza, o HGWA realiza o serviço de captação externa para mães que estiverem produzindo muito leite e queiram doar para os bebês prematuros. “A mãe nos informa o interesse em doar, fazemos o cadastro dela no sistema e o nosso motorista vai, no horário autorizado por ela, buscar a doação. Todas as doadoras recebem o kit coleta, composto por um frasco, touca, máscara e folder de orientação. A cada doação, a mãe recebe novo kit”, complementou Yohanna. O leite doado é enviado para o banco do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), onde é pasteurizado e preparado para os bebês.

 

Acompanhe a série Amamentar vale ouro