Sesa reforça importância de pré-natal e de prevenção à Covid-19

31 de julho de 2020 - 15:46 # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Repórter:
Débora Morais
Foto: Thiago Freitas

A realização do pré-natal é fundamental para a prevenção ou detecção precoce de doenças que podem atingir mães e filhos. O acompanhamento permite o desenvolvimento saudável do bebê e reduz riscos para a gestante. Grávidas e puérperas estão mais suscetíveis a complicações decorrentes do coronavírus.

Por isso, é necessário reforçar a prevenção à Covid-19 e o pré-natal deve ser realizado de forma contínua. A médica obstetra e presidente do Comitê de Prevenção ao Óbito Materno, Fetal e Infantil da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), Liduína Rocha, ressalta que as grávidas não podem interromper a assistência durante a pandemia.

“O pré-natal é fundamental no cuidado da gravidez. A descontinuidade dele imprime riscos, principalmente, quando perdemos a capacidade de identificar mulheres que têm doenças. 30% das gestantes ficaram com medo e deixaram de ir para o acompanhamento, mas é importante lembrar que continuamos usando todas as possibilidades de acesso a essas gestantes, todos os profissionais e, sobretudo, realizando o pré-natal habitual”, reforça.

Ainda segundo a médica, também é fundamental que as gestantes mantenham o isolamento social, evitem receber visitas e usem máscara sempre que for necessário sair de casa. Além disso, é preciso manter a higiene e ter uma alimentação mais saudável para fortalecer a imunidade. “O distanciamento contribui para que as grávidas não adoeçam ao mesmo tempo, já que estão no grupo de risco. Além disso, a responsabilidade coletiva também ajuda”, afirma Liduina.

Maria Lima da Costa, 45, seguiu todas as recomendações e realizou o pré-natal no posto de saúde no bairro onde mora, em Fortaleza. Devido à idade avançada e à gravidade do quadro, a paciente foi encaminhada para o Hospital Dr. César Cals (HGCC), unidade da rede estadual. “O batimento cardíaco do bebê começou a baixar e a recomendação que foi repassada foi para ficar de repouso e seguir todos os cuidados. Estou sendo bem acompanhada no hospital. Todo dia a doutora verifica o batimento cardíaco da bebê. O atendimento está tranquilo e sendo ótimo”, conta.

Maria Lima da Costa no HGCC

As unidades da rede estadual que contam com o serviço de Obstetrícia e Neonatologia têm como missão oferecer um atendimento humanizado e proporcionar qualidade de vida e bem-estar a gestantes em todas as etapas da gestação e durante o desenvolvimento da criança. O suporte visa à redução da mortalidade materna e infantil.

Nota técnica

A Sesa disponibiliza, nesta sexta-feira (31), a nota técnica sobre mortalidade materna associada à Covid-19. Confira o arquivo aqui. Os especialistas recomendam que é fundamental manter os serviços de atenção ao pré-natal, atenção ao parto e serviços de contracepção de forma essencial e ininterrupta, utilizando evidências para a organização de fluxos de atendimento em todos os níveis de assistência à saúde.