Outubro Rosa: Saúde do Ceará amplia atendimento em dez policlínicas regionais nos sábados deste mês

9 de outubro de 2023 - 16:30 # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto e fotos:Kelly Garcia

Além dos exames, a policlínica de Caucaia também realiza palestras informativas sobre a doença

O sábado (7) foi dia de cuidar da saúde para a agricultora Maria Gonçalves, de 47 anos. Com a ampliação do horário de atendimento de dez policlínicas regionais, vinculadas à Secretaria da Saúde do Ceará, neste mês de outubro, Maria veio do município de Pentecoste até Caucaia para realizar uma mamografia. A agricultora faz acompanhamento na Policlínica Dr. José Correia Sales desde que foi diagnosticada com câncer de mama, há dois anos. Já curada da doença e fazendo o tratamento de hormonioterapia, ela foi encaminhada para o equipamento de atenção secundária para realizar o exame de rotina. “Tenho que estar sempre fazendo os meus exames. Infelizmente, minha avó faleceu de câncer de mama e duas tias também tiveram o mesmo problema. Então, estou sempre atenta”, diz.

Maria Gonçalves veio do município de Pentecoste até Caucaia para realizar uma mamografia

Por todo o mês de outubro, as ações de prevenção contra o câncer de mama estão sendo intensificadas no Ceará. Para a realização de exames como mamografia e ultrassonografias mamárias, dez Policlínicas Regionais funcionarão todos os sábados deste mês, das 7h às 11h e das 13h às 17h. Os equipamentos estão localizados nos municípios de Quixadá, Limoeiro do Norte, Itapipoca, Crato, Pacajus, Maracanaú, Sobral, Tauá, Caucaia e Iguatu e irão realizar os exames já agendados pela regulação dos municípios.

A oferta desses procedimentos teve início neste sábado (7).  Segundo a diretora-geral da Policlínica de Caucaia, Josefa Cavalcante, a cada sábado, mais 50 mulheres serão atendidas semanalmente, de acordo com o cronograma já estabelecido com os municípios daquela região. “Iniciamos os atendimentos extras em setembro e iremos realizar 200 mamografias a mais, mensalmente, até dezembro. A cada sábado, atendemos um município da nossa região. Também estamos aproveitando para avisar sobre as mamografias para as mulheres que estão acompanhando os pacientes em outros exames, para que elas façam seus exames o mais rápido possível”, destacou a gestora.

Além dos exames, a policlínica também realiza palestras informativas sobre a doença. “Juntamente com o mastologista e o psicólogo, estamos sempre informando sobre a importância do diagnóstico precoce, o que aumenta muito a chance de cura. Nesses momentos, procuramos desvendar os mitos em torno da doença, além de enfatizar a importância dos exames preventivos, de forma bem objetiva”, explica.

A agilidade nos encaminhamentos também é um diferencial. “Aqui, caso o mastologista perceba alguma alteração na consulta, já conseguimos agendar a mamografia para a mesma semana, assim como os demais exames. A partir do diagnóstico fechado, a gente encaminha essa mulher para a atenção terciária, para começar o tratamento”, destaca.

A Policlínica de Caucaia também oferta outros exames importantes para o diagnóstico do câncer de mama. “Realizamos a punção com aspiração por agulha fina (PAAF), a biópsia por CORE, que é a punção por agulha grossa, além dos exames citopatológicos e imunohistoquímicos, esses últimos realizados em convênio com o Instituto do Câncer do Ceará (ICC). Atendemos a população dos municípios de Apuiarés, General Sampaio, Caucaia, Paraipaba, Pentecoste, São Luís do Curu, São Gonçalo do Amarante, Itapajé e Paracuru”, pontua Josefa Cavalcante.

A agricultora Antônia Souza, de 50 anos, também vinda de Pentecoste, aproveitou o sábado para realizar a mamografia por ter notado um nódulo no seio esquerdo. “Eu já retirei dois caroços benignos do seio direito, mas como percebi que nasceu outro, acho melhor cuidar logo, para saber o que é, até porque ano passado, eu não fiz minha mamografia. Mas está nas mãos de Deus”, diz.

Já a dona de casa Rita Martins foi para a policlínica para fazer uma ultrassonografia. “A mamografia, eu já fiz em março. Anualmente, eu faço todos os exames. Acho importante prevenir”, declarou.

Atendimentos preventivos

Atualmente, as policlínicas regionais do Estado realizam mensalmente 11.418 exames. Durante a campanha Outubro Rosa, a Sesa aumentou a oferta de exames de mamografia em 29%. Com o incremento de mais 3.336 procedimentos, a expectativa é que 14.754 exames de mamografia sejam realizados. Além dessa ampliação no atendimento, a Sesa ainda abriu um incremento de 40% nas ultrassonografias de mama.

No Ceará, além dos dez equipamentos que ampliaram o atendimento aos sábados, 12 policlínicas regionais estarão realizando exames de mamografias gratuitos, durante a semana. Para ser atendido, é necessário o encaminhamento por algum posto de Saúde do Município. As policlínicas regionais são de: Baturité, Tauá, Camocim, Acaraú, Brejo Santo, Aracati, Itapipoca, Russas, Crateús, Quixadá, Caucaia, Sobral, Campos Sales, Pacajus, Barbalha, Tianguá, Icó, Iguatu, Limoeiro do Norte, Crato, Canindé, Maracanaú.