Residentes criam “varal do bem” com mensagens de apoio a profissionais

4 de maio de 2020 - 15:22 # # #

Assessoria de Comunicação do HM
Repórter:
Jéssica Fortes

Que tal começar o dia com positividade? Foi pensando nisso que os alunos da turma VII da Residência Multiprofissional em Cardiopneumologia, do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), criaram um “varal do bem”, espaço repleto de mensagens de incentivo e apoio aos profissionais de saúde. Esta é mais uma iniciativa com foco na humanização realizada na unidade da rede pública da Secretaria da Saúde do Ceará, do Governo do Estado.

“São palavras de afeto e propostas de cuidados diários ao cuidador. Diante do cenário atual, com a pandemia de Covid-19, é necessário enfatizar a importância dos nossos profissionais e a necessidade de cuidar de todos o mais integralmente possível”, explica a residente de psicologia, Débora Dutra, uma das idealizadoras do varal.

As mensagens foram dispostas no hall principal do HM, em frente à central de pontos. “A ideia é que a pessoa se sinta à vontade para pegar e levar um pedacinho do cuidado consigo”, ressalta a residente de Serviço Social, Wanessa Cidrão.

Para alcançar o maior número de pessoas possível, as mensagens são repostas todos os dias. Além disso, a equipe responsável pelo projeto propõe, a cada semana, novas formas de autocuidado para os profissionais.

O coordenador da Residência Multiprofissional, Rodrigo Tavares Dantas, conta que a iniciativa é uma forma de encorajar os profissionais, que muitas vezes sofrem com o medo da contaminação ou com o estresse do trabalho. “O objetivo é incentivá-los a continuar com o trabalho de qualidade, agradecer e encorajá-los. São pequenas frases de reforço positivo, de incentivo ao autocuidado. É uma coisa simples, mas com efeito positivo”, acrescenta.