Programa de Reabilitação Pulmonar oferece atendimento a distância para pacientes e garante bons resultados

30 de abril de 2020 - 10:32 # # #

Assessoria de Comunicação do HM
Repórter:
Jéssica Fortes

Devido à suspensão dos atendimentos presenciais em decorrência do coronavírus, as pessoas acompanhadas pelo Programa de Reabilitação Pulmonar do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), da rede pública da Secretaria da Saúde do Ceará, do Governo do Estado, passaram a ser monitoradas a distância.

O acompanhamento é feito por meio de ligações telefônicas e mensagens via aplicativos. Além de receber um manual de exercícios desenvolvido pela equipe multidisciplinar, os pacientes do programa são orientados diariamente e incentivados a manter uma rotina saudável.

Petrônio Carvalho, de 50 anos, é um dos pacientes assistidos pela equipe. Portador de fibrose pulmonar, ele reconhece a importância do atendimento. “Meu desejo é que tudo isso passe logo, para voltarmos às atividades normais. Enquanto isso, estou me cuidando em casa. Todos os dias recebo ligações da equipe para saber como estou, recebo orientações sobre o meu tratamento e os profissionais sempre se colocam à disposição para as minhas possíveis necessidades. Me sinto bem fisicamente e psicologicamente”, afirma.

A fisioterapeuta e coordenadora do Programa, Tereza Morano explica que os pacientes também recebem ligações particulares para identificar outras necessidades. “Nestas ligações nós identificamos as demandas pessoais, dificuldade de fazer algum exercício, aspectos clínicos, sintomas, entre outras coisas, e direcionamos o paciente ao profissional específico que pode ser médico, psicólogo, terapeuta ocupacional, nutricionista, assistente social ou mesmo um fisioterapeuta”, explica.

Rotina saudável

A atividade física é fundamental para os pacientes, já que muitos são idosos e têm doenças pulmonares crônicas. A descontinuidade dos exercícios pode agravar o quadro de saúde, provocar internações e aumentar o risco de desenvolvimento das formas graves das doenças respiratórias.

Com o objetivo de manter a rotina, amenizar a ansiedade e o risco de agravamento do quadro de saúde, a equipe incentiva e auxilia os pacientes a continuar as atividades em casa. Eles também são orientados sobre os cuidados com a alimentação, o uso de máscaras e álcool em gel e a importância do distanciamento social.

Em vídeos realizados diariamente, os profissionais ensinam exercícios simples e essenciais para o fortalecimento muscular. As atividades são de fácil execução e repassadas de forma lúdica para facilitar a adesão dos pacientes.

Após um mês de monitoramento, o programa tem alcançado resultados positivos, como a estabilidade clínica e a manutenção do condicionamento cardiorrespiratório dos pacientes. O atendimento trouxe, ainda, autoconfiança, bem-estar físico e emocional, segurança e qualidade de vida para as pessoas acompanhadas.

O Programa de Reabilitação Pulmonar atende cerca de 60 pessoas com doença pulmonar obstrutiva crônica, fibrose pulmonar, pré e pós-transplante de pulmão, entre outras patologias. Quando estão no Hospital, os pacientes também realizam a caminhada no bosque da unidade, uma atividade de extensão fundamental para complementar o tratamento.

Apesar da suspensão das atividades presenciais, os profissionais estão se revezando no setor para atender e tirar dúvidas, via telefone, sobre assuntos relacionados ao recebimento de medicamentos, atestados, receitas, retorno de consultas, remarcação de exames, entre outras informações.

Serviço

Programa de Reabilitação Pulmonar do Hospital de Messejana
(85) 3101-4065