Pacientes podem conferir resultados de exames laboratoriais pela internet

13 de março de 2020 - 13:46 # # # # #

Assessoria de Comunicação do HSJ
Repórter:
Diana Vasconcelos

O Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ), do Governo do Ceará, disponibiliza resultados dos exames laboratoriais pela internet. “É um avanço tecnológico e uma comodidade para os pacientes acompanhados pela unidade que, muitas vezes, moram longe. Agora eles não vão precisar vir até aqui buscar o exame”, explicou o coordenador do Laboratório de Análises clínicas, Ítalo José Mesquita Cavalcante. No setor são realizados, em média, 30 mil exames por mês.

A tecnologia permite que os pacientes visualizem os resultados dos exames até pelo celular. Basta ter internet. É o que Cássia (nome fictício) pretende fazer. Soropositivo, ela precisa vir à unidade com regularidade. “Isso é bom porque, às vezes, vendo o exame, você sabe que está bem, já te tranquiliza mais para a consulta”, destacou a paciente, que mora na Região Metropolitana de Fortaleza.

Os pacientes já estão recebendo login e senha para ter acesso ao sistema. Os dados devem ser inseridos no site do hospital. “Além da praticidade para eles, que só vão precisar voltar para a consulta de retorno, teremos mais economia e sustentabilidade na unidade”, afirmou o coordenador.

Bruno (nome fictício) faz graduação na área da saúde. Ele procurou atendimento no HSJ depois de se ferir. O estudante passou por tratamento de profilaxia e, agora, aguarda a disponibilização do resultado dos exames na internet. “Durante o descarte de uma lanceta de glicemia, eu me feri na caixa de perfuro cortante [onde agulhas são descartadas]. Agora é só aguardar o resultado. É bem mais prático. Algo simples, mas ajuda muito”, disse.

Estrutura

O Hospital São José é referência no tratamento de doenças infectocontagiosas. A unidade conta com UTI, bloco cirúrgico, central de esterilização, serviço de radiologia com tomógrafo, ambulatório e laboratório. Ao todo, são 110 leitos e cinco unidades de internamento, entre elas uma exclusivamente pediátrica.