HM recebe nova turma de residentes

10 de março de 2020 - 15:24 # # #

Assessoria de Comunicação do HM
Repórter/fotos:
Jéssica Fortes

O Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, iniciou nesta segunda, 9, a semana de acolhimento da sétima turma do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde,  em parceria com a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP). Os 17 profissionais de 9 especialidades participarão de uma rica agenda de apresentações e introdução à rotina do HM, até a próxima sexta-feira.

Os residentes foram recepcionados pela coordenação da Residência Multiprofissional, pelo representante do Centro de Estudos Manuel de Abreu, pelos preceptores, residentes egressos e pelos chefes dos setores onde os residentes atuarão. No primeiro dia da imersão, eles também participaram da palestra “Hospital de Messejana: detalhes de uma história de sucesso”, ministrada pela coordenadora do Serviço Social, Dione Bezerra, que também representou a direção do hospital.

Durante dois anos, os residentes terão a oportunidade de aprofundar os conhecimentos teóricos, vivenciar a rotina hospitalar e ter acesso à prática da unidade referência em cardiopneumologia, onde atuarão em diversos setores e serão orientados por preceptores e pelos princípios e diretrizes do SUS. A Residência Integrada em Saúde (RIS) é um projeto da Sesa que, através da ESP/CE, garante a ampliação da educação permanente multiprofissional. Os residentes ingressam por meio de processo seletivo conduzido pela Escola e as respectivas unidades hospitalares onde atuarão.

O coordenador da Residência Multiprofissional do HM, Rodrigo Tavares Dantas, deu às boas vindas aos profissionais e ressaltou a felicidade em receber a nova turma, no mesmo período em que inicia na coordenação da residência. “Que vocês vivenciem esse período com bastante ânimo e alegria, que esse entusiasmo e a amizade que nós vamos construir, persista por muitos anos”, ressaltou.Ele também falou das responsabilidades e da importância da troca de conhecimento.

“Será uma grande troca de experiências entre preceptores e residentes e para que os frutos sejam colhidos de forma natural, é necessário que alguns acordos aconteçam”, acrescentou. Durante a tarde, os residentes realizaram o cadastro, junto ao Centro de Estudos e foram recebidos pelos preceptores e residentes egressos em seus núcleos de atuação.

Residência Multiprofissional

O Programa de Residência Multiprofissional e Uniprofissional em Saúde da ESP/CE é um programa de caráter interfederativo, interinstitucional, interprofissional, intersetorial e interiorizado. Conduzido político e pedagogicamente pela Escola de Saúde Pública desde 2011, a RIS-ESP/CE oferta educação em serviço, qualificando para o exercício profissional das categorias que integram diferentes áreas de saúde, como Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional.

Por constituir modalidade de ensino de Pós-graduação lato sensu, a Residência Multiprofissional e Uniprofissional é ofertada sob a forma de curso de especialização caracterizado por ensino em serviço, com carga horária de 60 (sessenta) horas semanais, em regime de dedicação exclusiva ao programa, incluindo plantão e duração mínima de 2 (dois) anos, com o acompanhamento em serviço de docentes preceptores.

Entre seus principais objetivos o programa objetiva ativar e capacitar lideranças técnicas, científicas e políticas por meio da interiorização da Educação Permanente Interprofissional, na perspectiva de contribuir para a consolidação da carreira na saúde pública e para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde.