Arboviroses podem agravar doenças crônicas

7 de fevereiro de 2020 - 08:32 #

Assessoria de Comunicação do Hospital de Messejana
Repórter: Jéssica Fortes

Toda a população está vulnerável a contrair arboviroses (dengue, zika e chikungunya). No entanto, para algumas pessoas, as doenças podem causar ainda mais complicações. É o caso de pacientes com doenças crônicas, como os cardiopatas e pneumopatas.

Em relação às doenças crônicas,  as arboviroses podem agravar os problemas já existentes, como explica o infectologista e coordenador da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HCASG), Bráulio Matias de Carvalho.

“Esses pacientes têm uma saúde mais frágil, descompensam mais facilmente e por isso precisam de uma atenção especial. A orientação é que elas busquem atendimento de saúde logo que apresentarem os primeiros sintomas”, orienta o infectologista.

Importância do diagnóstico

O diagnóstico precoce e o tratamento em tempo oportuno reduzem significativamente as chances de agravamento dessas doenças. “É preciso que todos se protejam e fiquem atentos aos sintomas das arboviroses. Em especial, grávidas, idosos e doentes crônicos. Febre acompanhada de dor de cabeça, manchas vermelhas na pele, dor articular, dor muscular, dor atrás dos olhos ou mal-estar são alguns dos sinais mais comuns. As medidas preventiva, como evitar deixar água parada nos domicílios, usar repelentes, são fundamentais”, ressalta o especialista.