Emergência do Hias aumenta atendimentos em 2019

24 de janeiro de 2020 - 17:19 # #

Assessoria de Comunicação do Hias
Repórter e foto :
Filipe Dutra

O Centro de Emergência do Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), do Governo do Ceará, mudou de endereço no dia 6 de novembro de 2019, e vem ampliando e melhorando os atendimentos das crianças e adolescentes atendidos na instituição, além de trazer mais conforto para pacientes e acompanhantes. O espaço funciona 24 horas, e fica na rua Jorge Acúrcio, 807, no Bairro Vila união.

Taynara Silva Alves, 24, vivenciou a nova estrutura do local, quando precisou trazer sua filha Laura Yasmin de 6 anos. A criança queixava-se de dores na barriga e, após o diagnóstico de apendicite, ela deu entrada na emergência no dia 17 de janeiro, sendo encaminhada para procedimento no centro cirúrgico no mesmo dia. “As enfermeiras são super atenciosas, a alimentação é boa e, graças a Deus, o atendimento foi rápido”, elogia a técnica de laboratório.

Assistência

O Centro de Emergência é bem estruturado. Conta com 26 leitos de enfermaria,oito leitos de UTI pediátrica, cinco leitos de Unidade de Terapia de Urgência(UTU) e mais cinco de reanimação. Há também uma sala de cirurgia para procedimentos de urgência/ emergência e 16 leitos de observação, mantendo todo o padrão de qualidade do Hias.

O hospital, que possui 28 especialidades médicas, realizou em 2019,102.337 atendimentos ambulatoriais de pacientes internados e 1.488.223 exames laboratoriais, sendo uma média de 124.019 por mês. Contudo, foi no serviço de emergência em que houve o maior crescimento. O setor, que em novembro passou a funcionar em novo local, atendeu 120.162 pacientes ao longo do ano, com média mensal de 10.014, um salto comparado aos 63.374 do ano anterior, um aumento aproximado de 90%.

A unidade é referência em assistência pediátrica terciária no Nordeste. Atende a crianças e adolescentes em tratamentos de alta complexidade. O Hias é o maior hospital de pediatria do Ceará, com 365 leitos de internação e mais de 70 leitos de assistência domiciliar.

Para Patrícia Sampaio, diretora geral, os resultados são fruto de um trabalho desenvolvido de forma conjunta. “É um esforço não só da gestão, mas também de todos os colaboradores. É um trabalho corpo a corpo, mas muito importante, e observamos um aumento do envolvimento na gestão de leitos, por exemplo”, explica.