Pacientes e funcionários são surpreendidos com apresentação do coral Viva o Ar

20 de dezembro de 2019 - 16:13 # # #

Assessoria de Comunicação do HM
Repórter:
Jessica Fortes
Fotos: Priscila Lima

Ao som das tradicionais canções natalinas, o coral Viva o Ar, emocionou pacientes, acompanhantes e funcionários do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, na manhã desta sexta-feira, 20. A ação surpreendeu a todos, já que não estava prevista na programação, e tornou o momento ainda mais encantador.

Composto por ex-pacientes da reabilitação pulmonar e agora estão no programa de manutenção do projeto Caminhada no Bosque, os integrantes do Coral apresentaram-se em várias estações e arrancaram sorrisos e muitas palmas de todos os expectadores. Pediatria, UTI Coronariana, recepção principal, Arquivo e Ergometria, foram os setores contemplados com a ação.

Desafio e superação

Apesar das limitações físicas, os pacientes acompanhados pelo programa Caminha no Bosque, deram um novo sentido a vida, após participarem do coral Viva o Ar. A dona de casa Dolores Brandão, por exemplo, tem uma relação antiga com o Hospital de Messejana. Durante a apresentação, ela lembrou dos momentos que esteve internada ainda criança, na pediatria. “Foi uma oportunidade de reviver aqueles momentos, mas de uma forma diferente, agora com alegria e com música”, descreveu.

Há mais de 10 anos em tratamento, as limitações da bronquiectasia (dilatação crônica dos brônquios) não foram suficientes para desanimá-la, pelo contrário. Ela enfrenta a doença diariamente e se alegra em integrar o coral Viva o Ar, que é sinônimo de superação, amor e fruto da dedicação de uma equipe de profissionais. “Tenho dias difíceis, mas agradeço todos os dias por estar viva e poder cantar. Passar nessas enfermarias e nos setores levando um pouco de alegria para os pacientes e funcionários, é também uma forma de agradecer por eu estar viva e por todo o cuidado que esse hospital tem por mim”, ressaltou Dolores.

“O nosso intuito é fortalecer um trabalho humanizado, mas o sucesso do coral, é resultado da dedicação dos pacientes que abraçaram a ideia. São pacientes que desafiam suas limitações cantando e se superam cada vez mais”, explicou a assistente social e regente do coral, Leyla Moraes.

Humanização

A programação natalina do HM inclui ainda ações nos dias 24, 25 e 28 de dezembro. São cantatas de natal, confraternização para os pacientes da emergência e a visita do Grupo Natal de Amor, que tradicionalmente vem ao hospital trazendo o Papai Noel e distribuindo brindes aos pacientes internados.

Caminhada no Bosque

Criado há 14 anos, o projeto Caminhada no Bosque é um programa de extensão da reabilitação pulmonar e foi desenvolvido para que os pacientes fossem conscientizados sobre a importância da prática diária de atividades físicas, para manutenção da qualidade de vida.

O grupo participa de caminhada de até um quilômetro, exercícios nos aparelhos de musculação e aulas com técnicas de medicina tradicional chinesa, como o Tai Chi Chuan. Os pacientes também são orientados a como fazer exercícios em casa. Em 2018, os pacientes do projeto passaram a integrar outro projeto do Hospital de Messejana, o coral Viva o Ar.