Blitz de prevenção às lesões por pressão é realizada em hospital

22 de novembro de 2019 - 16:15 # # #

Assessoria de Comunicação do HGWA - Alexandra Souza

Sônia Maria Castro da Costa, 57, e é portadora de esclerose lateral amiotrófica (ELA). A paciente está internada há um ano e seis meses no Hospital Geral Waldemar Alcântara, do Governo do Ceará. Sua atual condição exige sua permanência na cama, por isso, a equipe de enfermagem e os técnicos se empenham diariamente para que ela não desenvolva nenhuma lesão por pressão.

Antônio Martins é esposo de Sônia e acompanhante permanente. Ele fala orgulhoso sobre os cuidados que a esposa recebe e as orientações que são repassadas para ele, no sentido de evitar as temidas lesões por pressão que, caso apareçam, podem complicar muito o estado de saúde da paciente. “Eu já sei que é necessário secar bem a pele após o banho, hidratar bastante e mudar ela de posição a cada duas ou três horas. Os funcionários daqui são muito dedicados e a gente se ajuda o tempo todo. Graças a Deus, nunca apareceu nenhuma mancha na pele dela”, contou.

A equipe de estomaterapia do HGWA, trabalha para evitar e tratar as lesões por pressão dentro da unidade, e é coordenada pela enfermeira Anne Teixeira. Além dela, oito estagiários de enfermagem, que fazem parte da equipe, realizam visitas diárias aos pacientes com o objetivo de acompanhar e prevenir os riscos clínicos e as lesões por pressão, também conhecidas como escaras.

Segundo Anne Teixeira, o trabalho é feito de modo preventivo e quando, porventura algum paciente apresenta lesão, há todo um protocolo a ser seguido para garantir o estadiamento. “A gente trabalha de forma preventiva por que a lesão por pressão pode ser a porta de entrada para grandes infecções no paciente, o que prolonga o tempo de internação. Além disso, as feridas são difíceis de ser tratadas e causam muito desconforto físico e emocional aos pacientes. Por isso, defendo que todos devemos estar atentos, para juntos, reforçarmos a prevenção”, afirmou.

Em mais uma ação preventiva, a equipe de estomaterapia realizou uma blitz educativa, nesta quinta-feira (21), data em que é comemorado o Dia Mundial de Prevenção de Lesão por Pressão. O evento foi durante todo o dia, em locais de grande circulação da unidade, a fim de alcançar o maior número de pessoas. Com exposição de cartazes, distribuição de panfletos e muito diálogo, a equipe sensibilizou pacientes, acompanhantes, profissionais de saúde, técnicos de enfermagem e os demais funcionários do hospital.

As lesões por pressão, também conhecidas como escaras, são feridas na pele que ocorrem devido a qualquer posição que é mantida pelo paciente durante um longo período de tempo (comuns em pacientes acamados). Idade avançada, traumatismos, desnutrição, incontinência urinária e fecal, infecção, umidade excessiva e edemas estão entre os principais fatores de risco. Os locais mais comumente afetados são as regiões sacral e pélvica e os calcâneos.

A prevenção é a melhor solução para o problema. Os cuidados recomendados, são:
– Mudar sempre a posição do paciente acamado;
– Elevar os calcanhares colocando-se travesseiros macios embaixo do tornozelo;
– Uma vez ao dia, posicionar o paciente sentado em poltronas macias
– Alterar a posição das pernas quando o paciente encontra-se sentado;
– Dieta rica em vitaminas e proteínas;
– Manter hidratação;
– Manter o paciente seco e limpo, trocando suas fraldas de três em três horas;
– Realizar hidratação da pele com hidratantes e/ou óleos corporais a base de vegetais;
– Usar sabonete com pH neutro para realizar a higiene da área genital;
– Manter as roupas de cama sempre limpas e secas.

Ação

No Hospital Geral de Fortaleza (HGF), a Campanha de Conscientização de Lesão por Pressão será no dia 29, sexta-feira. Das 7h às 10h e das 14h às 17h, o Setor de Estomaterapia conscientizará pacientes e profissionais sobre medidas preventivas na Emergência e nas unidades de internação.

Serviço:

Campanha de Conscientização de Lesão por Pressão
Data: 29 de novembro de 2019
Horário: 7h às 10h e 14h às 17h
Local: Hospital Geral de Fortaleza (Rua Ávila Goulart, 900)