Sete comportamentos auxiliam na qualidade de vida da pessoa com diabetes

14 de novembro de 2019 - 11:39 # # # #

Repórter:
Suzana Mont'Alverne
Arte gráfica: Jeorge Farias

No Dia Mundial do Diabetes, lembrado nesta quinta-feira, 14 de novembro, é preciso reforçar a importância das boas praticas.

Diabetes não tem cura, mas tem controle. A pessoa que detém o comando da doença evita inúmeras complicações. Enfarto, trombose, cegueira, amputação, insuficiência renal, são algumas delas. O Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão (CIDH), do Governo do Ceará, reforça a importância do conhecimento sobre a doença. “É possível ter diabetes e ter qualidade de vida. É preciso saber das consequências para tomar as devidas providências. Por isso, todo saber sobre a condição é importante”, diz a diretora do CiDH, a endocrinologista Adriana Forti.

Mudanças na rotina e no estilo de vida precisam ser permanentes. Sete comportamentos são fundamentais para facilitar o bem-estar da pessoa com diabetes: comer saudavelmente, praticar atividade física, vigiar as taxas, tomar os medicamentos, resolver problemas, reduzir riscos e adaptar-se saudavelmente. “Todos os comportamentos estão interligados”, afirma.

Alimentação, atividade física e taxas

Os alimentos são determinantes para evitar e/ou controlar agravos da doença. “É preciso estar ciente do efeito que a alimento causa na glicemia e pressão arterial”, comenta a endocrinologista.

O baixo consumo de vegetais e frutas, o excesso de alimentos ricos em gordura e açúcar refletem negativa e diretamente na saúde. “Uma nutrição balanceada possui proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas, minerais e fibras. “Vale lembrar que a dieta da pessoa com diabetes precisa ser acompanhada por um profissional da saúde”, reforça.

Além de manter uma alimentação saudável, a prática regular de atividade física é um dos pilares para a melhor qualidade de vida. “A prática de exercícios garante força muscular, o equilíbrio e a auxilia na circulação”, comenta. E é ainda eficaz no controle dos níveis glicêmicos, na redução dos níveis de colesterol, da pressão arterial e do excesso de peso”, complementa.

Redução de riscos

Administrar corretamente os medicamentos prescritos também faz parte dos sete comportamentos que garantem qualidade de vida. “A pessoa com diabetes precisa respeitar a indicação do médico. Precisa estar ciente da importância e efeito de cada medicação”, diz a endocrinologista. Isso também é resolver problemas.

Outro ponto importante é a redução de riscos. “Não fumar; abandonar o sedentarismo, realizar os exames e ir a consultas especializadas, além de cuidar dos dentes, dos pés, do coração e dos rins diminui, e muito, as chances de complicações. Prevenção sempre”, alerta.

Todos os comportamentos só serão cumpridos se a pessoa optar por adaptar-se saudavelmente. “É preciso identificar uma motivação pessoal, estabelecer metas e desenvolver formas saudáveis de lidar com os desafios do diabetes. Comemorar cada conquista, cada meta alcançada é fundamental. Parabenizar-se faz parte do sucesso, da adaptação”, conclui Adriana.