Hospital realiza Semana da Prematuridade de 12 a 14 de novembro

11 de novembro de 2019 - 14:54 # # # #

Assessoria de Comunicação do HGWA
Alexandra Souza

O Hospital Geral Waldemar Alcântara, do Governo do Ceará, realizará de 12 a 14 de novembro, a Semana da Prematuridade. A proposta é que a unidade integre o Movimento Nacional de Valorização da Prematuridade. Para isso, foram planejadas diversas atividades para orientar melhor as mães com relação ao desenvolvimento dos bebês e também para aperfeiçoar as equipes da assistência nos cuidados com os recém-nascidos. A programação terá início às 9 horas.

Entre os temas abordados estão: cuidados com o prematuro no hospital e em casa; importância do vínculo da família com o bebê; a importância da estimulação precoce e o acolhimento do bebê através do brincar.

O lúdico também fará parte da programação. Serão realizadas oficinas de arteterapia com as mães e rodas de conversa para compartilhar conhecimentos e tirar dúvidas.

Principais causas do nascimento de bebês prematuros

Os principais fatores para a ocorrência de parto prematuro são infecções (urinária, renal e vulvovaginite), gestação de gêmeos, pré-eclâmpsia, deslocamento prematuro da placenta e parto anterior prematuro.

Números

Em todo o mundo nascem 15 milhões de prematuros por ano, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. No Brasil, 11,7% dos bebês nascidos vivos são prematuros, ou seja, vêm ao mundo com menos de 37 semanas de gestação. A prematuridade é, segundo o Ministério da Saúde, uma das principais causas de morte de crianças menores de um ano. Daí a necessidade do cuidado especializado.