Albert Sabin implanta cateter em prematuro com auxílio de ultrassom

24 de outubro de 2019 - 15:37 # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Repórter/Foto: Diana Vasconcelos

O Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), do Governo do Ceará, realizou a primeira implantação de Cateter Central de Inserção Periférica (PICC) por meio da técnica de Seldinger Modificada (TSM) guiada por ultrassom.

“O paciente é um bebê prematuro com apenas 795g. A técnica torna o procedimento mais assertivo, reduz risco de infecção e dor”, explica a pediatra e coordenadora do Centro de Terapia Intensiva Neonatal (CTIN) do Hias, Rejane Brasil Sá.

O PICC é um dispositivo vascular permanente que permite o fim das “agulhadas” em pacientes em tratamento. O dispositivo foi implantado em março de 2016 no Albert Sabin, pela equipe do Time de Acesso Vascular (TAV) do hospital. Ao somar o uso do ultrassom com a técnica de Seldinger, o Hias possibilitou ao paciente a implementação do PICC de forma segura e rápida.

“A punção do PICC através da TSM guiada por ultrassom permite a inserção do cateter mais calibroso na veia com visualização do vaso em tempo real, possibilitando sucesso já na primeira tentativa, além de estar associado com menor incidência de trombose, infecções e sangramentos”, afirma Ana Valeska Siebra, coordenadora do TAV. Ana Valeska foi responsável pelo procedimento no paciente com auxilio da enfermeira Maria Cleonilce de Freitas.

“É a primeira vez que usamos o ultrassom em um recém-nascido prematuro no Ceará e fizemos com todo o cuidado, deu tudo certo”, destaca Ana Veleska.

O Time de Acesso Vascular (TAV) do Albert Sabin é especializado na realização de acesso venoso. A criança segue internada na CTIN utilizando o cateter.