Celebração de 15 anos promove reencontro entre profissional e ex-paciente

17 de outubro de 2019 - 14:57 # # # #

Assessoria de Comunicação do Hias
Repórter: Diana Vasconcelos
Fotos: Arthur Sousa

Realizada na tarde desta quarta-feira, 16, a celebração dos 15 anos do Banco de Leite do Hospital (BLH) Infantil Albert Sabin (Hias), do Governo do Ceará, foi marcada por emoção e reencontros. Entre eles, o da técnica de enfermagem Maria de Nazaré Nunes dos Santos, com o ex-paciente Éricles de Oliveira Farias. “Eu lá ia imaginar que esse rapagão foi meu paciente. É tanta alegria”, disse Nazaré, emocionada.

A técnica foi uma das que cuidou de Éricles, hoje com 22 anos, internado no Albert Sabin logo após o nascimento para tratar uma insuficiência respiratória. Acabou por se tornar um dos primeiros pacientes do Método Canguru, que serviu de berço para lançamento do Banco de Leite Humano. “Lá, eu cuidava de bebês prematuros, para que aprendessem a mamar e ganhassem peso. Muitos bebês foram salvos assim e foi assim que começou o Banco de Leite”, lembrou a técnica de enfermagem que atua há 35 anos na unidade hospitalar.

Quando saiu de alta, o contato entre os dois foi quebrado. Mas a família nunca esqueceu os cuidados da profissional e, por diversas ocasiões, tentou encontrá-la no Hias. “Foi providência divina, tinha que ser hoje, no aniversário do Banco de Leite”, afirmou Éricles, agora adulto. O jovem surpreendeu a funcionária ao aparecer durante a solenidade, após a leitura de uma carta de agradecimento escrita pela mãe dele.

“Nunca imaginei na minha vida que iria encontrar esse rapaz. Passaram tantos bebês pela minha vida, ver um deles desse tamanho é uma alegria”, disse Nazaré. “Tínhamos que vir fazer essa surpresa. Ela era muito dedicada, cuidava com tanto amor, incentivava a amamentar, a doar o leite. Sempre quis reencontrar e ‘apresentar’ o meu filho”, ressaltou a mãe de Éricles, Maria Elaine Nunes de Oliveira.

A surpresa comoveu todos os presentes, assim com a coordenadora do BLH, Erandy Souza. “São 15 anos de Banco de Leite, mas muito mais de aprendizado, de luta e de superação. Tenho certeza de que, juntos, ajudamos a salvar muitas vidas como a do Éricles. Por isso também temos tantas pessoas para homenagear nesta data”, comemorou.

Foram homenageadas ainda as 11 entidades parceiras que instalaram postos de coleta de leite em Fortaleza e Região Metropolitana; o ex-diretor do Hias, idealizador do BLH, o médico João Borges; a atual direção do Albert Sabin, representada pelo gerente Administrativo Raimundo Amorim; e a doadora Joelma Saraiva, representando todas as doadoras que passaram pelo BLH/Hias nos últimos 15 anos.

“Para mim é uma honra e um privilégio estar aqui, representando todas estas mães, que não só ajudaram muitas crianças, mas que também foram ajudadas, como eu. Doei leite duas vezes, a mais recente ainda este ano. Tive muita dificuldade de amamentar meu segundo filho e o Banco de Leite me ajudou. Como enfermeira neonatal e como mãe, sei a importância desse trabalho”, destacou Joelma.