Pacientes do Hospital de Messejana recebem atendimento em domicílio

1 de outubro de 2019 - 11:48 # # # #

Assessoria de Comunicação do HM
Repórter e Foto:
Jessica Fortes

Diminuir os riscos de infecções, reduzir custos hospitalares e, ao mesmo tempo, dar continuidade ao tratamento de forma humanizada proporcionando qualidade ao paciente. São os objetivos do Programa de Atendimento Domiciliar (PAD) do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, da rede pública do Governo do Estado.

A aposentada Pedrina Maria da Conceição dos Santos, 75 anos, é uma das pacientes da unidade hospitalar. Moradora do bairro Jacarecanga há mais de dez anos, é acompanhada pelo programa recebendo em casa visitas da equipe multidisciplinar e medicações que necessita. Diagnosticada com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), sequela dos anos que passou fumando, a paciente depende do concentrador de oxigênio 24h por dia. “É uma benção, ser atendida em casa por essa equipe. Depois que eles começaram a vir nunca mais fiquei internada, sou tratada aqui (aponta mostrando a cama). Vem o pneumologista, a enfermeira, a fisioterapeuta e quando eu preciso vem a assistente social e a nutricionista também”, conta Pedrina Maria.

O PAD leva atendimento à residência de 365 portadores de doenças cardíacas ou pulmonares. Em 2018, foram realizadas 5.204 visitas domiciliares. Sendo 1.816 com a presença de médicos cardiologistas ou pneumologistas. Todos os pacientes que recebem atendimento médico têm acesso aos medicamentos de alto custo fornecidos pelo hospital, que são entregues na residência dos pacientes.

Programa de Atendimento Domiciliar

Criado em 1996, o programa foi pioneiro no Estado atendendo 320 pacientes. Em 2017 foram realizadas 3.460 visitas domiciliares, sendo 1.983 com a presença de especialistas. “O principal objetivo do programa é promover a desospitalização dos pacientes portadores de doenças cardiológicas e pulmonares crônicas graves e estáveis, de uma forma tranquila, responsável e humanizada”, explica Ieda Cabral, assistente social do PAD.

Todos os pacientes que recebem atendimento médico têm acesso a remédios de alto custo fornecidos pelo hospital, que são entregues em suas casas. Os cuidados são prestados por equipes multidisciplinares compostas por médicos cardiologistas ou pneumologistas, enfermeiros, assistente social, nutricionista, fisioterapeutas e técnico de laboratório.

Ieda Cabral ressalta que, as inclusões no programa são realizadas conforme solicitações médicas à pacientes portadores de insuficiência respiratória crônica, com necessidade de oxigenoterapia domiciliar ou ventilação mecânica não invasiva e pacientes com insuficiência cardíaca crônica, ou portadores de cardiopatias complexas.

Os benefícios do programa são inúmeros, a profissional destaca que além de desafogar o atendimento, liberando leitos para outros pacientes, evita internações prolongadas e a exposição as infecções hospitalares. “Durante as visitas domiciliares é possível restabelecer vínculos familiares, aumentar a qualidade de vida, o conforto e a dignidade do paciente. Quando ele permanece muito tempo distante da família, da sua casa, seu estado psicológico também fica abalado”, explica a assistente social.

Serviço de Atenção Domiciliar do Hospital de Messejana

Mais informações: (85) 3105-2995