ESP homenageia médicos emergencista nesta quinta, 19

17 de setembro de 2019 - 14:33 # # # #

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), realizará na quinta-feira,19 de setembro, às 9 horas, solenidade em comemoração à Semana Nacional da Medicina de Emergência, cuja agenda de atividades ocorrerá entre os dias 16 a 20 de setembro, em várias instituições do Estado.

O evento contará com a presença de profissionais da área médica, residentes de medicina, e gestores da Saúde. A programação será composta por duas conferências com os seguintes temas: “Panorama da emergência no Ceará” e “História da Medicina de Emergência no Ceará”. Além de uma homenagem prestada aos alunos da primeira turma do Curso de Especialização de Medicina de Emergência (2009-2012) ofertada pela ESP/CE, e demais profissionais da área que contribuíram para o exercício da medicina de Emergência no Ceará.

O presidente da Associação Brasileira de Medicina de Emergência, Frederico Arnaud, destaca a relevância da celebração e o papel do Estado nas ações da medicina de Emergência, que desde 2017 passou a ser reconhecida como uma especialidade médica. “Esta data se reveste de muita importância pois levará à classe, e também à população, o conhecimento da medicina de Emergência”, afirma o médico.

Para Frederico Arnaud, os médicos desta especialidade cumprirão um trabalho de impacto direto na dinâmica das emergências hospitalares no país. “Na mudança do perfil, de logística, de fluxo, de profissionais treinados e capacitados para atender as principais patologias agudas e graves e que levam riscos de morte à população”, ressalta.

Medicina de Emergência

A Emergência é uma especialidade médica que abrange diagnóstico e tratamento de qualquer paciente que necessite de cuidados em situações de uma enfermidade aguda ou lesão que requeira atendimento imediato.

O principal objetivo desta área na medicina é o tratamento inicial adequado, além de limitar a morbidade e a mortalidade dos pacientes. Sua prática abrange cuidados pré-hospitalares até o atendimento, envolvendo conhecimentos de todas as especialidades relacionadas a ela.

Serviço

Solenidade em comemoração à Semana da Medicina de Emergência
Data: quinta-feira, 19 de setembro
Horário: 9 às 12 horas
Local: Auditório Maria José dos Santos Ferreira Gomes – Escola de Saúde Pública do Ceará (Av. Antônio Justa, 3161 – Meireles)